Serviço

Matrícula - Transferência Ex Offício

Matrícula inicial do estudante ingressante por Transferência Ex Offício

Público alvo: Servidor público (federal, civil ou militar) ou seu dependente, estudante em Instituição de Ensino Superior pública, que necessita transferir-se de IES em razão de comprovada remoção ou transferência de ofício que acarrete mudança de domicílio para o município onde se situa a Universidade ou para localidade próxima.

Esta regra não se aplica quando o interessado na transferência se deslocar para assumir cargo efetivo em razão de concurso público, cargo comissionado ou função de confiança.

Importante:

A Transferência ex officio somente poderá ser realizada de Instituição pública para pública, salvo a inexistência, no local de destino, de IES de mesma natureza.

Somente será aceito pedido de transferência para curso igual àquele em que o estudante se encontrava matriculado na IES anterior.

 

Da solicitação da transferência:

O interessado deverá protocolar (presencialmente ou por e-mail) o pedido de transferência ex offício junto ao setor de Atendimento ao Estudante, anexando a documentação necessária listada abaixo:

1. Ato de Transferência ex offício ou remoção, publicado em órgão oficial de divulgação ou declaração da autoridade maior do órgão competente, comprovando a transferência ou remoção do servidor público;

2. Cédula de Identidade e CPF;

3. Histórico Escolar da IES de origem atualizado;

4. Programa(s) do(s) componente(s) curricular(es) cursado(s);

5. Declaração de que está matriculado na IES de origem, atualizada;

6. Declaração do tipo e data de ingresso no enisno superior;

7. Decreto de reconhecimento ou portaria de autorização do curso na IES de origem;

8. Documento indicando se a IES de origem é pública ou privada;

9. Fluxograma curricular;

10. Comprovantes de residência, anterior e atual, emitidos por órgãos públicos ou concessionáriars de serviços públicos;

11. Declaração de tomada de posse no local atual;

12. Quando dependente, além dos itens anteriores, Certidão de Nascimento e/ou casamento, termo de guarda, ou outros documentos que caracterizam a situação de dependente.

O pedido será analisado pela Coordenação do curso de Graduação pretendido na UFU.

Informações sobre a análise do pedido poderão ser obtidas diretamente junto à Coordenação do curso. Para informações de contato com a Coordenação acesse a página do curso clicando no nome do curso desejado em www.ufu.br/graduacao.

 

Da Matrícula:

Para interessados com pedido de transferência deferido pela Coordenação do curso pretendido, o Setor de Matrícula, para os cursos de Uberlândia, ou responsável PROGRAD, para os cursos das cidades deItuiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas, encaminhará para o e-mail do interessado informado na abertura do pedido de transferência, orientações quanto ao prazo e meio para apresentação da documentação exigida para a matrícula. O interessado deverá responder esse e-mail, informando ciência e acordo das orientações encaminhadas.

Documentação exigida para a Matrícula: O estudante deverá imprimir o checklist disponibilizado nesta página (as duas folhas devem ser impressas separadamente), e apresentá-lo, juntamente com a documentação exigida para a matrícula, listada no próprio documento. A efetivação da matrícula será realizada mediante apresentação completa e conforme solicitado. O estudante receberá um e-mail informando a efetivação da matrícula e o seu número de matrícula.

 

Observação: Para a realização da matrícula é imprescindível  que a Coordenação do curso pretendido UFU envie ao Setor de Matrícula, via SEI:

                        a) Ofício da Coordenação contendo o despacho favorável à transferência, turno do curso (caso o curso seja ofertado em mais de um turno), ano/semestre para o ingresso na UFU, código/turma/nome da(s) disciplina(s) a ser(em) cursada(s) no semestre de ingresso informado.

                        b) Pedido de transferência e documentos a ele anexo, que foi protocolado junto ao setor de Atendimento ao Estudante.

 

Do Portal do Estudante e e-mail UFU:

Após a efetivação da matrícula, o estudante ingressante terá acesso ao Portal do Estudante, onde poderá solicitar sua identidade acadêmica, matrícula nos componentes curriculares que deseja cursar no próximo período letivo(data definida em calendário acadêmico da graduação), obter histórico do curso da UFU, verificar o ofício de pendência documental, apresentar a documentação pendente, se for o caso, e fazer solicitações diversas. 

Para ter acesso ao Portal do Estudante, acesse www.portalestudante.ufu.br e use seu e-mail institucional UFU como login (parte que antecede @ufu.br) e a senha do seu e-mail UFU.

Para criar o e-mail institucional UFU acesse https://www.idufu.ufu.br/newAccountAuthenticate. Selecione o vínculo “Aluno”, informe os dados solicitados na página, e siga a orientação no e-mail que o sistema enviará após essa etapa, para concluir a criação do e-mail UFU. Este e-mail UFU será o seu Id UFU a ser utilizado na sua vida acadêmica e para acessar o Portal do Estudante. 

mportante: Nos campos primeiro nome e último nome, escrever apenas 1 nome. Exemplo: Saci Pererê Mítico da Luz. O primeiro nome será apenas Saci. E o último, apenas Luz.

Importante: Se você é ex estudante da UFU, e já teve ou tem um e-mail institucional UFU, não será necessário criar um novo e-mail. Você utilizará esse mesmo e-mail no seu novo curso. Caso não se lembre a senha do e-mail, e não sabe qual o e-mail alternativo que você cadastrou para recuperação da senha, deverá procurar o CTIC/Suporte no bloco 1J, campus Santa Mônica, para a cidade de Uberlândia, ou entre em contato pelo e-mail atendimento@cti.ufu.br

Em caso de dúvidas sobre e-mail institucional, criação/bloqueio/encerramento, entre em contato com o setor responsável, através do e-mail atendimento@cti.ufu.br.

 

Dúvidas sobre matrícula: acesse a página de PERGUNTAS FREQUENTES.

Caso a sua dúvida não seja contemplada nesta página, envie e-mail para matricula@prograd.ufu.br, escrevendo no campo Assunto, Transferência ex offício e onde está a sua dúvida (exemplo: Transferência ex-offício - dúvida documentação, dentre outros). Informe no e-mail a sua dúvida, seu nome completo, curso/turno em que solicitou matrícula.

Você ainda poderá ter interesse em: 

o Atendimento ao Estudante

o Calendário Acadêmico da Graduação 

Catálogo de cursos de graduação ofertados

Guia Acadêmico UFU 

UFU - Estudante (informações diversas na aba Estudante) 

Ingresso na Graduação - Processos Seletivos - DIRPS

Pró-reitoria de Assistência Estudantil 

 

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