Serviço

Matrícula - Transferência Ex Offício

Matrícula inicial do estudante ingressante por Transferência Ex Offício

Público alvo: Servidor público federal civil ou militar estudante, ou seu dependente estudante, se requerida em razão de comprovada remoção ou transferência de ofício, que acarrete mudança de domicílio para o município onde se situa a Universidade ou para localidade mais próxima desta.

Esta regra não se aplica quando o interessado na transferência se deslocar para assumir cargo efetivo em razão de concurso público, cargo comissionado ou função de confiança.

 

IMPORTANTE:

O atendimento presencial está suspenso por tempo indeterminado em diversos setores da UFU, como medida de enfrentamento ao COVID-19, conforme a Portaria Reito nº 311, de 17/03/2020 e o Ofício Circular nº 8/2020/PROGRAD/REITO-UFU, de 25/03/2020. Caso haja necessidade de algum procedimento ser realizado de forma presencial, agendamentos podem ser realizados.


Dessa forma, para protocolar o pedido de transferência ex offício, o interessado deverá acessar a página do Atendimento ao Estudante www.prograd.ufu.br/atendimento  e enviar e-mail para o setor, solicitando orientações quanto aos procedimentos necessários. 

Para informação de análise do pedido, o interessado poderá entrar em contato com a coordenação do curso pretendido, através de e-mail informado na página do curso. Para acessar a página do curso, acesse www.ufu.br/graduacao e clique no nome do curso desejado.

Dúvidas quanto à matrícula: verifique informações presentes nesta página.

 

Da solicitação da transferência:

O interessado deverá protocolar o pedido de transferência ex offício no Atendimento ao Estudante, anexando a documentação necessária listada abaixo: 

1. Documento de Transferência do Servidor Público (fotocópia do Diário Oficial da União; Boletim Interno ou Rádio) comprovando a situação da transferência do servidor;

2. Se dependente, além do item 1, documento que comprove esta situação (Registro de Nascimento e/ou casamento, termo de guarda, etc);

3. Histórico Escolar de curso de Ensino Superior;

4. Fichas de Disciplinas cursadas com aproveitamento;

5. Atestado de vínculo com a instituição de origem, atualizado;

6. Atestado de residência em Uberlândia ou localidade próxima;

7. Declaração de tomada de posse na atual empresa.

O pedido será analisado pela Coordenação do curso de Graduação. Caso o pedido seja deferido, a coordenação encaminhará ao Setor de Matrícula, para que sejam realizados os trâmites de matrícula, um processo SEI contendo o pedido do interessado, e outros documentos necessários expedidos pela coordenação do curso. 

 

Da Matrícula:

Para interessados com pedido de transferência deferido pela coordenação do curso pretendido, o Setor de Matrícula, para os cursos de Uberlândia, ou responsável PROGRAD, para os cursos das cidades deItuiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas, encaminhará para o e-mail do interessado, informado na abertura do pedido de transferência), contendo orientações quanto a prazo e meio para apresentação da documentação exigida para a matrícula. O interessado, ao receber este e-mail, deverá responder o e-mail informando recebimento e acordo com as orientações dadas.

Documentação exigida para a Matrícula: O ingressante deverá imprimir o checklist disponibilizado nesta página (as duas folhas devem ser impressas separadamente), e apresentá-lo, juntamente com a documentação exigida para a matrícula, listada no próprio documento.

 

Observação: Para a realização da matrícula é imprescindível  que a coordenação do curso envie, via SEI, um ofício contendo o despacho favorável à transferência, turno do curso (caso o curso seja ofertado em mais de um turno), ano/semestre para o ingresso na UFU, código/turma/nome da(s) disciplina(s) a ser(em) cursada(s) no semestre de ingresso, juntamente com toda a documentação apresentada no pedido de transferência, encaminhado pelo Atendimento ao Estudante à coordenação do curso.

 

Do Portal do Estudante:

Após a matrícula junto ao Setor de Matrícula, o discente ingressante terá acesso ao Portal do Estudante, onde poderá soliictar sua matrícula para o próximo semestre (data definida em calendário acadêmico da graduação), obter histórico do curso da UFU, fazer solicitações diversas e apresentar documentação pendente, se for o caso. 
Para acessar o Portal do Estudante, o discente ingressante, de posse do seu número de matrícula, deverá acessar a página www.portalestudante.ufu.br, e clicar em "Esqueci minha senha". No campo login, deverá ser preenchido com seu número de matrícula (as letras todas em caixa alta), o campo e-mail deverá ser preenchido com o e-mail cadastrado na matrícula, e no campo abaixo deverão ser escritas as letras geradas na figura ao lado do campo. Após clicar no botão recuperar senha, um e-mail com orientações para prosseguir na troca/recuperação da senha será enviado para o e-mail informado.

Dúvidas sobre matrícula: acesse a página de PERGUNTAS FREQUENTES.

Caso a sua dúvida não seja contemplada nesta página, envie e-mail para matricula@prograd.ufu.br, escrevendo no campo Assunto, Transferência ex offício e onde está a sua dúvida (exemplo: Transferência ex-offício - dúvida documentação, dentre outros). Informe no e-mail a sua dúvida, seu nome completo, curso/turno em que solicitou matrícula.

Você ainda poderá ter interesse em: 

o Atendimento ao Estudante

o Calendário Acadêmico da Graduação 

Catálogo de cursos de graduação ofertados

Guia Acadêmico UFU 

UFU - Estudante (informações diversas na aba Estudante) 

Pró-reitoria de Assistência Estudantil 

 

Legislações
Documentos