Serviço

Matrícula - Graduação

DEFINIÇÃO: Matrícula é o ato que vincula oficialmente o discente à UFU por meio de componentes curriculares.

INGRESSO:

O ingresso em cursos de graduação é feito por uma das seguintes modalidades, sendo atribuição da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), por meio da Diretoria de Administração e Controle Acadêmico (DIRAC):

I - Processos seletivos para ocupação de vagas iniciais: SiSU e Habilidades Específicas - Música/ENEM, Vestibular;

II- Processo seletivo para ocupação de vagas ociosas: Portador de diploma de curso de Graduação, Transferência facultativa; 

III - Acordo institucional (mobilidade nacional e internacional - de outras IES para UFU);

V - Transferência ex offício; e

VI - outra modalidade que venha a ser criada.

Para atualização e ampliação de conhecimentos será permitida a matrícula como  Aluno Especial a discentes de cursos de graduação, regularmente matriculados em outras instituições de ensino superior, e a portadores de diploma de curso de graduação, mediante existência de vagas e aprovação em processo seletivo próprio, realizado pelo Colegiado do Curso que oferta a(s) disciplina(s) de interesse do discente. A matrícula como Aluno Especial não caracteriza vínculo com a UFU, para qualquer efeito.

Revalidação de Diplomas de Graduação obtidos no Exterior: Caso seja necessário a complementação de estudos para a revalidação do diploma obtido no exterior, o requerente será matriculado na UFU como Aluno Especial da Graduação. Para informações sobre o processo de revalidação na UFU, acesse http://www.prograd.ufu.br/servicos/revalidacao-de-diplomas-de-graduacao-obtidos-no-exterior. Para informações de matrícula acesse a página Aluno Especial: http://www.prograd.ufu.br/servicos/matricula-aluno-especial.


PROCESSO SELETIVO E MATRÍCULA INICIAL:

1. Transferência ex offício, Acordo Institucional, Aluno Especial:

Para informações de ingresso clique na modalidade de seu interesse: Transferência ex offício, Acordo institucionalAluno especial.

 

2. SiSU, Habilidades Específicas - Música/ENEM, Vestibular, Portador de diploma de curso de Graduação e Transferência facultativa: 

  • Processo seletivo: 
    Os processos seletivos deste item são regulamentados por editais específicos, sendo a sua realização atribuição da Pró-reitoria de Graduação - PROGRAD, por meio da Diretoria de Processos Seletivos - DIRPS. Para informações de editais, inscrição, provas e classificação final geral, acesse DIRPS: www.portalselecao.ufu.br. Dúvidas sobre o processo deve ser encaminhada para a DIRPS através do e-mail atendimento@dirps.ufu.br, ou através da opção "Atendimento" na barra superior da página da diretoria.
    Observação: o processo seletivo SiSU possui inscrição e seleção realizados pelo MEC, que, após a sua conclusão e seleção repassa à UFU a lista de aprovados na chamada regular e a lista de candidatos classificados em lista de espera, para que sejam realizadas as convocações de matrícula. Outras informações podem ser obtidas na página www.sisu.mec.gov.br, e ainda, na página da Diretoria de Processos Seletivos - DIRPS.
  • Matrícula:
    A matrícula inicial dos candidatos convocados é realizada pelo Setor de Matrícula, com auxílio da PROGRAD dos campi de Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas, para os cursos destas cidades. Estes setores realizam as análises da documentação exigida para a matrícula (documentação pessoal e de escolaridade), para fins de deferimento da solicitação de matrícula.
  • As modalidades de Vagas Reservadas (cotas) que exigem a comprovação de renda, autodeclaração preto/pardo/indígena, e, pessoa com deficiência, possuem editais de cotas específicos para cada critério, sendo disponibilizados tanto na página da DIRPS (www.portalselecao.ufu.br) quanto no Portal PSG (http://www.portal.prograd.ufu.br). As análises desses critérios são realizadas por comissões específicas da PROGRAD, sob a responsabilidade da Diretoria de Processos Seletivos. Concluídas as análises, o Setor de Matrícula utiliza o resultado para fins de deferimento e/ou indeferimento da Solicitação de Matrícula do candidato. Outras informações sobre cotas podem ser obtidas na página: www.prograd.ufu.br/cotas.
  • Todas as etapas de matrícula são realizadas, exclusivamente online, através do Portal de Serviços da Graduação - Portal PSG, conforme prazos e procedimentos definidos em edital e calendário de matrícula.
  • Os editais e calendário de matrícula, listas de convocados para matrícula, lista de convocados para manifestação de interesse (exclusivo para SiSU) e outras informações pertinentes são disponibilizados no Portal PSGwww.portal.prograd.ufu.br.

 

3. Informações importantes!

1. O Setor de Matrícula recomenda que TODO candidato classificado em lista de espera dos processos seletivos de que trata o item 2 deixem organizados ANTES da convocação de matrícula ou prazo para solicitação de matrícula, todos os documentos exigidos no edital de matrícula e também nos editais de cotas, para que não haja risco da não apresentação de algum documento exigido.

2. A análise do atendimento dos critérios para ocupação das vagas reservadas (renda, preto/pardo/indígena, pessoa com deficiência) é realizada por comissões específicas da Pró-reitoria de Graduação, sendo o resultado informado ao Setor de Matrícula para fins de deferimento ou indeferimento da solicitação de matrícula, nos termos do edital de matrícula do processo seletivo, para cumprimento da legislação de cotas vigente.

3. O candidato que solicitou matrícula nos termos do edital de matrícula deverá acompanhar, regularmente, no Portal PSG, a análise dos documentos apresentados para a matrícula (pessoal e escolaridade) e para comprovação de renda, autodeclaração PPI e condição de pessoa com deficiência, quando for o caso, até a alteração do status para "Matriculado" ou indeferimento de sua solicitação de matrícula.

  • 3.1. Para acompanhar a análise da documentação de matrícula e pendências, caso hajam, e andamento da solicitação de matrícula, o candidato deverá fazer login no portal PSG, clicar no processo seletivo em que foi aprovado, clicar no botão "Minha matrícula", clicar no botão "Acompanhar Matrícula";
  • 3.2. Para acompanhar a análise dos critérios de cota e pendências, caso hajam, o candidato deverá fazer login no portal PSG, clicar no processo seletivo em que foi aprovado, clicar no botão "Minha matrícula", clicar no botão referente ao critério de cota: análise de renda, homologação PPI ou homologação PCD.

4. Os ingressantes pelos processos SiSU, Habilidades Específicas - Música/ENEM e Vestibular são matriculados automaticamente pela DIRAC nas disciplinas do 1º período do curso. Para quaisquer informações/dúvidas/ajustes quanto às disciplinas, horário de aula ou outros, o discente ingressante deverá procurar diretamente a coordenação do seu curso. Acesse a página do curso, clicando no nome do curso em http://www.ufu.br/graduacao.

5. Os ingressantes pelos processos de Vagas Ociosas: Portador de diploma de Graduação e Transferência Facultativa, após a liberação do status "Matriculado" no Portal PROGRAD, serão matriculados no semestre do seu ingresso, pela coordenação do curso do candidato, em disciplinas por ela definidas. Para quaisquer informações/dúvidas/ajustes quanto às disciplinas, horário de aula ou outros, o discente ingressante deverá procurar diretamente a coordenação do seu curso. Acesse a página do curso, clicando no nome do curso em http://www.ufu.br/graduacao.

6. Somente é permitida a frequência às aulas e demais atividades do curso, após a liberação do status "Matriculado" no Portal PSG, observada a data do início do semestre/ano letivo no Calendário Acadêmico. Dúvidas ou solicitação de informações sobre aulas e demais atividades do curso devem ser direcionadas à coordenação do curso do discente ingressante. O Setor de Matrícula não fornece essas informações em razão das especificidades de cada curso.

7. O discente ingressante, que durante os 10 (dez) primeiros dias letivos, deixar de frequentar, sem justificativa, no mínimo, 75% da carga horária total dos componentes curriculares nos quais estiver matriculado, ou de outras atividades acadêmicas promovidas pelo curso, perderá o vínculo com a UFU e será convocado para matrícula o candidato imediatamente subsequente na lista de classificação, respeitado Calendário de Matrícula.

8. Para efeito de contagem dos 75% de frequência durante os 10 (dez) primeiros dias letivos será considerada a data de ingresso presente no histórico escolar da UFU, e disponível no Portal do Estudante.

9. A identidade acadêmica deverá ser solicitada pelo discente ingressante, no Portal do Estudante, seguindo as orientações disponíveis no próprio portal. Dúvidas sobre a solicitação e/ou expedição da identidade acadêmica deverão ser direcionadas ao Atendimento ao Aluno.

10. Outros tipos de solicitações (como documentos, desistência do curso, trancamento, dispensa de discipilna, entrega de documentos pendentes, dentre outros) podem ser realizadas diretamente no Portal do Estudante, em Solicitação >> Solicitações Gerais. Dúvidas sobre as solicitações via portal podem ser direcionadas ao setor de Atendimento ao Aluno, através do e-mail dinfa.dirac@prograd.ufu.br.

 

4. Dúvidas sobre matrícula de ingressantes e cotas (renda/PPI/PCD): acesse a página de PERGUNTAS FREQUENTES.

Caso a sua dúvida não esteja contemplada nesta página, envie um e-mail com a sua dúvida detalhada, contendo ainda seus dados (nome, curso e processo seletivo que foi aprovado), escrevendo no campo Assunto, onde está a sua dúvida (exemplo: manifestação de interesse, solicitação de matrícula, cota-renda, cota-PPI, cota-PCD, documentação de matrícula: pessoal/ escolaridade, pendência), para:

  • cotarenda@prograd.ufu.br, se sua dúvida for sobre comprovação de renda;
  • recursocotappi@prograd.ufu.br, se sua dúvida for sobre Autodeclaração cor/etnia (PPI);
  • recursocotapcd@prograd.ufu.br, se sua dúvida for sobre condição de pessoa com deficiência (PCD);
  • matricula@prograd.ufu.br, se sua dúvida for sobre Manifestação de Interesse Online (exclusivo para SiSU), Solicitação de Matrícula ou documentos de matrícula (pessoal e escolaridade), 
    No caso de erro no sistema, envie um print da tela com a mensagem de erro.

 

DISCENTES VETERANOS - RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA (a partir do 2º período do ingresso):

A renovação da matrícula é obrigatória a cada período letivo, sendo de inteira responsabilidade do discente, devendo ser realizada através Portal do Estudante (www.portalestudante.ufu.br), em prazo fixado no Calendário Acadêmico da Graduação. (O discente ingressante não precisa solicitar matrícula no portal do estudante, no semestre do seu ingresso na UFU, conforme informações anteriores nesta página.)
O ajuste de matrícula, se necessário, deverá ser feito junto à coordenação do curso do discente, no período fixado no Calendário Acadêmico.

O discente veterano que não renovou sua matrícula nos dias previstos conforme acima, poderá solicitar matrícula extemporânea através de requerimento dirigido ao Coordenador do curso, através do Portal do Estudante, no prazo definido em Calendário Acadêmico, em em Solicitação >> Solicitações Gerais >> Matrícula extemporânea.

Dúvidas sobre renovação de matrícula devem ser direcionadas à coordenação do curso do discente. Para informações de contato com as coordenações, clique no nome do curso listado na página www.ufu.br/graduacao.

 

Você ainda poderá ter interesse em:

o Calendário Acadêmico da Graduação

o Catálogo de cursos de graduação ofertados

o Guia Acadêmico UFU 

o UFU - Estudante (informações diversas) 

o Pró-reitoria de Assistência Estudantil (auxílios, restaurantes universitários, moradia estudantil, outros) 

o Escola Técnica de Saúde (ESTES) 

o Lei de Cotas para o Ensino Superior - MEC

Legislações