Perguntas frequentes

Setor de Matrícula
04/01/2017 - 14:39 - atualizado em 17/02/2021 - 15:00

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é aceita no momento da matrícula, mas não substitui a apresentação do Documento de Identidade Civil (RG) e CPF.

O candidato aprovado que, por razão alheia a sua vontade, não possua no momento da entrega da documentação de matrícula o RG, ou tenha apresentado apenas a CNH, deverá anexar o PDF do RG civil (frente e verso) ao Portal do Estudante, após a mudança de status para Matriculado e liberação do seu número de matrícula. No Portal do Estudante, o candidato deverá acessar a opção Solicitação / Solicitações Gerais / Entrega de documentos - ingressantes, caso a entrega ocorra no semestre de seu ingresso.

Neste caso, uma pendência será gerada pela não entrega do RG. Esta pendência não resultará no indeferimento da solicitação de matrícula, e será excluída no momento de sua regularização.

Para apresentação do CPF será aceito comprovante de regularidade impresso do sitio da Receita Federal.

Setor de Matrícula
11/04/2016 - 14:23 - atualizado em 10/05/2021 - 11:57

As informações pessoais, cadastro de fotografia e documentação para comprovação de renda, PPI e condição de pessoa com deficiência são inseridas pelo candidato aprovado no Portal PSG, nas telas do sistema, exclusivamente durante a Solicitação de Matrícula pelo candidato.

Até o momento que antecede a liberação do número de matrícula, dados pessoais complementares (RG, saúde e endereço) e a fotografia poderão ser alterados no Portal PSG para o candidato logado no portal: o candidato deverá clicar na sua foto inserida na Solicitação de Matrícula, no canto superior direito, e clicar na foto ou na opção "Dados Pessoais Complementares". OBSERVAÇÃO: Essas alterações não serão atualizadas no PDF do Requerimento de Matrícula, mas ficarão registradas no Portal.

Após a disponibilização do número de matrícula alguns dados poderão ser alterados no Portal do Estudante (www.portalestudante.ufu.br). Os dados pessoais, cuja alteração não for permitida diretamente pelo discente no Portal do Estudante, deverão ter sua solicitação de alteração realizada através do Portal do Estudante, opção Solicitação / Solicitações Gerais / Alteração de dados cadastrais.

A adição ou alteração de documentos e informações para fins de comprovação dos critérios de renda, PPI ou condição de pessoa com deficiência, uma vez concluída a Solicitação de Matrícula, somente poderá ser feita no prazo do recurso, caso a análise seja recusada, conforme orientações no despacho da análise disponibilizado na área mnha matrícula do Portal PSG, através dos botões para acompanhamento das análises de cota.

Em caso de dúvida sobre documentação para comprovação dos critérios de cota (renda, PPI, pessoa com deficiência) favor entre em contato com a comissão através dos e-mails cotarenda@prograd.ufu.br, recursocotappi@prograd.ufu.br ou recursocotapcd@prograd.ufu.br.

Público-alvo: 
Setor de Matrícula
13/04/2016 - 09:21 - atualizado em 08/04/2021 - 11:21

O preenchimento do número NIS/PIS, no Portal PSG, é facultado aos candidatos das modalidades L1, L2, L9 e L10 das vagas reservadas, com a finalidade de comprovação dos critérios de renda, conforme instruções do edital do processo seletivo e seus anexos.

Aos candidatos das demais modalidades (L5, L6, L13, L14 e A0), é dispensado o preenchimento deste campo.

Público-alvo: 
Setor de Matrícula
11/04/2016 - 17:29 - atualizado em 10/05/2021 - 12:04

A comprovação do atendimento aos critérios de renda (candidatos das modalidades L1, L2, L9 e L10), PPI (candidatos das modalidades L2, L6, L10 e L14) e condição de pessoa com deficiência (candidatos das modalidades L9, L10, L13 e L14) deverá ser realizada exclusivamente via internet, no Portal PSG, através do endereço eletrônico www.portal.prograd.ufu.br, durante a realização da Solicitação de Matrícula pelo candidato candidato aprovado, respeitado os prazos da chamada para a qual foi convocado, fixados no Calendário de Matrícula, observadas as orientações dos editais de procedimentos específicos para cada cota, e ainda, o Edital de Procedimentos de Matrícula.

Veja o vídeo sobre hetoidentificação na UFU disponível no Youtubehttps://youtu.be/DkryXewGpj0.

O candidato que tiver sua análise das condições de atendimento à cota indeferida poderá interpor recurso à comissão, conforme procedimentos e prazos a serem descritos n o despacho disponibilizado pela própria comissão, na área minha matrícula do Portal PSG, através dos botões de cotas (renda, PPI, PCD) disponíveis.

Para dúvidas em relação as cotas e preenchimento dos formulários acesse também: www.prograd.ufu.br/cotas. Caso ainda hajam dúvidas, favor encaminhá-las, por e-mail, para:

O resultado da análise do atendimento aos critérios de cota será utilizado pelo Setor de Matrícula como critério para deferimento da Solicitação de Matrícula, nos termos do Edital de Procedimentos de Matrícula, disponível em https://www.portal.prograd.ufu.br.

IMPORTANTE!

O candidato convocado para Solicitação de Matrícula deverá apresentar a documentação de matrícula listada no Edital de Procedimentos de Matrícula, no prazo fixado em Calendário de Matrícula, independente da conclusão da análise dos critérios de cota.

 

Luiz Abreu
21/07/2021 - 11:50 - atualizado em 21/07/2021 - 11:55

Para concorrer em uma vaga reservada à escola pública, o candidato(a) deverá comprovar, no momento da solicitação de matrícula, que cursou e concluiu o Ensino Médio integralmente em escola pública brasileira.

A conclusão do Ensino Médio através do ENEM ou ENCCEJA é considerada conclusão em escola pública brasileira, desde que não haja aproveitamento de disciplinas de escolas particulares ou que não são consideradas escolas públicas.

Setor de Matrícula
09/06/2016 - 14:34 - atualizado em 17/02/2021 - 15:33

O documento de identidade (RG) e CPF são documentos de apresentação obrigatória na matrícula.

Caso o número do CPF esteja registrado no RG, apenas o RG poderá ser apresentado na matrícula, não sendo necessária a apresentação separada do CPF.

Para apresentação do CPF será aceito comprovante de regularidade impresso do sitio da Receita Federal.

Setor de Matrícula
13/04/2016 - 10:46 - atualizado em 10/05/2021 - 12:05

Todos os procedimentos para matrícula, relação de documentação e calendário de matrícula referente aos processos seletivos de ingresso em curso de graduação da UFU encontram-se em Edital de Procedimentos de Matrícula de cada processo seletivo, disponível em http://www.portal.prograd.ufu.br (Portal PSG).

Para informações sobre matrícula de Aluno Especial, Mobilidade ou Transferência ex offício acesse http://www.prograd.ufu.br/matricula.

Setor de Matrícula
13/04/2016 - 13:55 - atualizado em 29/06/2021 - 15:49

Não há prazo definido para o deferimento da Solicitação de Matrícula e liberação do status "Matriculado" no Portal PSG.

O candidato deverá acompanhar, diária e exclusivamente, na área minha matrícula do Portal PSG, o andamento da sua solicitação, através do botão "Acompanhar Matrícula", até o momento da liberação do status "Matriculado".

O candidato das modalidades que exigem a comprovação dos critérios de renda, autodeclaração PPI e deficiência PCD devem igualmente, acompanhar o andamento das análises realizadas pelas comissões específicas, através dos botões específicos para estas cotas, disponíveis na área minha matrícula do Portal PSG.

O deferimento da matrícula significa que sua Solicitação de Matrícula foi aceita, restando ao candidato aguardar o procedimento interno para a liberação do status "Matriculado", quando então serão disponibilizados o número de matrícula e senha de acesso ao Portal do Estudante, sendo o candidato, a partir deste momento, considerado discente UFU.

O discente, de posse do seu número de matrícula e senha disponibilizados no Portal PSG poderá imprimir seu Atestado de Matrícula - Validável e o ofício de pendências, caso haja, através do menu Relatórios do Portal do Estudante.

Informações ou dúvidas pertinentes às aulas e/ou atividades do curso deverão ser esclarecidas diretamente na Coordenação do curso do discente ingressante.

Público-alvo: 
Setor de Matrícula
05/07/2016 - 11:42 - atualizado em 17/02/2021 - 15:41

A lei federal nº 12.089 de 11/11/2009 proíbe que uma mesma pessoa ocupe 2 (duas) vagas simultaneamente, em cursos de graduação, em instituições públicas de ensino superior. A UFU, a princípio, não exige comprovação da desistência do curso da outra instituição. No entanto, para o cumprimento da lei mencionada, a regularização da situação acadêmica na outra instituição deverá ocorrer tão logo seja deferida a solicitação matrícula na UFU.

Setor de Matrícula
13/04/2016 - 15:31 - atualizado em 10/05/2021 - 12:16

O candidato aprovado em processo seletivo, e já matriculado em outro curso de graduação da UFU, deverá realizar a desistência oficial do curso em que já estiver matriculado, no Portal PSG, durante a Solicitação de Matrícula no novo curso.

Caso o sistema não solicite ao candidato a desistência, antes de realizar o procedimento de Solicitação de Matrícula, o candidato deverá entrar em contato imediatamente com o Setor de Matrícula, através do e-mail matricula@prograd.ufu.br, informando seu nome completo, curso em que foi aprovado, nome do processo seletivo em que foi aprovado, e ainda, o número de matrícula do curso no qual já está matriculado na UFU, para que seja feita a regularização e liberada a realização da desistência no Portal PSG. 

Evite transtornos e possível cancelamento de sua nova matrícula! Siga as orientações!

Atenção: para a nova matrícula será necessária nova apresentação de toda a documentação exigida para a matrícula.

Público-alvo: