Perguntas frequentes

Setor de Matrícula
04/01/2017 - 14:39 - atualizado em 15/07/2019 - 11:15

A fotocópia da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é aceita no momento da matrícula, mas não substitui a apresentação da fotocópia do Documento de Identidade Civil (RG) e CPF.

O candidato aprovado que, por razão alheia a sua vontade, não possua no momento da entrega da documentação de matrícula, a fotocópia do RG, ou tenha apresentado apenas a fotocópia da CNH, deverá protocolar uma fotocópia do RG tão logo esteja de posse deste documento, no Atendimento ao Aluno. 

Neste caso, uma pendência será gerada pela não entrega da fotocópia do RG. Esta pendência não resultará no indeferimento da solicitação de matrícula, e será excluída no momento de sua regularização.

Para apresentação do CPF será aceito comprovante de regularidade impresso do sitio da Receita Federal.

Setor de Matrícula
11/04/2016 - 14:23 - atualizado em 15/07/2019 - 10:46

As informações pessoais, cadastro de fotografia e documentação para comprovação de renda, PPI e condição de pessoa com deficiência são inseridas pelo candidato aprovado no Portal PROGRAD, no momento da solicitação de matrícula ou da manifestação de interesse (para chamadas da lista de espera do SiSU). 

Até o momento que antecede a liberação do número de matrícula, dados pessoais, complementares e a fotografia poderão ser alterados no Portal PROGRAD, clicando na foto cadastrada na solicitação de matrícula, no canto superior direito, para o candidato logado no portal. Vale ressaltar que essas alterações não serão atualizadas no Requerimento de Matrícula  uma vez que ele foi gerado no momento da conclusão da solicitação de matrícula.

Após a disponibilização do número de matrícula estes dados deverão ser alterados no Portal do Estudante (www.portalestudante.ufu.br), ou solicitar alteração através do Atendimento ao Aluno (Veja endereço do Atendimento ao Aluno na página http://www.prograd.ufu.br/atendimento)

A adição ou alteração de documentos e informações para fins de comprovação dos critérios de renda, PPI ou condição de pessoa com deficiência, uma vez concluída a solicitação de matrícula, somente poderá ser feita no prazo do recurso, caso a análise seja recusada, conforme orientações na página do Portal PROGRAD.

Em caso de dúvida sobre documentação para comprovação dos critérios de cota (renda, PPI, pessoa com deficiência) favor entre em contato com a comissão através do email recursocota@prograd.ufu.br ou cotarenda@prograd.ufu.br

Público-alvo: 
Setor de Matrícula
13/04/2016 - 09:21 - atualizado em 26/07/2018 - 09:31

O preenchimento do número NIS/PIS, no Portal PROGRAD durante a solicitação de matrícula ou manifestação de interesse (para chamadas da lista de espera do SiSU) é facultado aos candidatos das modalidades L1, L2, L9 e L10 das vagas reservadas, com a finalidade de comprovação dos critérios de renda, conforme instruções do edital do processo seletivo e seus anexos.

Aos candidatos das demais modalidades (L105, L106, L113, L114 e A0), é dispensado o preenchimento deste campo, durante a solicitação de matrícula ou manifestação de interesse.

Público-alvo: 
Setor de Matrícula
05/07/2016 - 11:21 - atualizado em 15/07/2019 - 11:09

É permitido ao candidato aprovado, menor de 18 anos, realizar todas as etapas de matrícula, e assinar declarações exigidas para a matrícula, se for o caso, conforme procedimentos no Edital Complementar de Matrícula, disponível em http://www.portal.prograd.ufu.br, sem a necessidade de assinatura dos pais ou responsáveis.

Setor de Matrícula
11/04/2016 - 17:29 - atualizado em 15/07/2019 - 11:12

A comprovação do atendimento aos critérios de renda (candidatos das modalidades L1, L2, L9 e L10), PPI (candidatos das modalidades L2, L6, L10 e L14) e condição de pessoa com deficiência (candidatos das modalidades L9, L10, L13 e L14) deverá ser realizada exclusivamente via internet, no Portal PROGRAD, através do endereço eletrônico www.portal.prograd.ufu.br, dentro do período de Solicitação de Matrícula da chamada para a qual o candidato aprovado foi convocado, conforme prazo fixado no Calendário de Matrícula, conforme orientações dos editais de procedimentos específicos para cada caso, e ainda, de acordo com o edital de procedimentos de matrícula.

No caso do SiSU, a documentação deverá ser anexada no Portal PROGRAD durante o período de manifestação de interesse online pela vaga.

O candidato que tiver sua análise das condições de atendimento à cota indeferida poderá interpor recurso à comissão, conforme procedimentos e prazos a serem descritos na ofício disponível no portal PROGRAD.

Dúvidas em relação a Cotas e preenchimento dos formulários acesse: www.prograd.ufu.br/cotas. Caso ainda hajam dúvidas, favor encaminhá-las, por email, para cotarenda@prograd.ufu.br, em caso de dúvidas sobre renda, e para recursocota@prograd.ufu.br, para dúvidas quanto aos procedimentos de autodeclaração de cor/etnia e comprovação da condição de pessoa com deficiência.

O resultado da análise do atendimento aos critérios de cota será utilizado pelo Setor de Matrícula como critério para deferimento da solicitação de matrícula, nos termos do Edital Complementar de Matrícula disponível em https://www.portal.prograd.ufu.br.

IMPORTANTE!

O candidato aprovado deverá entregar a documentação de matrícula listada no Edital de Matrícula, no prazo fixado em Calendário de Matrícula, independente da conclusão da análise dos critérios de cota.

 

Setor de Matrícula
09/06/2016 - 14:34 - atualizado em 09/01/2018 - 14:41

A fotocópia do documento de identidade (RG) e CPF são documentos de apresentação obrigatória na matrícula.

Caso o número do CPF esteja registrado no RG, apenas a fotocópia do RG poderá ser apresentada na matrícula, não sendo necessária a apresentação separada da fotocópia do CPF.

Setor de Matrícula
13/04/2016 - 10:46 - atualizado em 26/07/2018 - 09:50

Todos os procedimentos para matrícula, relação de documentação e calendário de matrícula referente aos processos seletivos de ingresso em curso de graduação da UFU encontram-se no Edital Complementar de Matrícula disponível em http://www.portal.prograd.ufu.br (Portal PROGRAD).

Para informações sobre matrícula de Aluno Especial, Mobilidade ou Transferência ex offício acesse http://www.prograd.ufu.br/matricula.

Setor de Matrícula
13/04/2016 - 13:55 - atualizado em 15/07/2019 - 11:14

Não há prazo definido para o deferimento da solicitação de matrícula e liberação do status "Matriculado" no Portal PROGRAD.

O candidato deverá acompanhar, diária e exclusivamente, no Portal PROGRAD, na mesma tela de solicitação de matrícula, o andamento da sua solicitação, até o momento da liberação do status "Matriculado".

O deferimento da matrícula significa que sua solicitação de matrícula foi aceita, restando ao candidato aguardar o procedimento interno para liberação do status "Matriculado", número de matrícula e senha de acesso ao Portal do Estudante, quando então o candidato será considerado discente UFU.

O discente, de posse do seu número de matrícula e senha disponibilizados no Portal PROGRAD junto com o status "Matriculado", poderá imprimir seu Atestado de Matrícula no Portal do Estudante.

Informações ou dúvidas pertinentes às aulas e/ou atividades do curso deverão ser esclarecidas diretamente na Coordenação do curso do discente ingressante.

Público-alvo: 
Setor de Matrícula
05/07/2016 - 11:42 - atualizado em 02/02/2017 - 14:24

A lei federal nº 12.089 de 11/11/2009 proíbe que uma mesma pessoa ocupe 2 (duas) vagas simultaneamente em instituições públicas de ensino superior. A UFU, a princípio, não exige comprovação da desistência do curso da outra instituição. No entanto, para o cumprimento da lei mencionada, a regularização da situação acadêmica na outra instituição deverá ocorrer tão logo seja deferida a solicitação matrícula na UFU.

Setor de Matrícula
13/04/2016 - 15:31 - atualizado em 23/01/2019 - 10:05

O candidato aprovado em processo seletivo, e já matriculado em outro curso de graduação da UFU, deverá realizar a desistência oficial do curso em que já estiver matriculado, no Portal PROGRAD, durante a Solicitação de Matrícula no novo curso.

Caso o sistema não solicite ao candidato a desistência, o candidato deverá entrar em contato imediatamente com o Setor de Matrículas, através do email matricula@prograd.ufu.br, informando seu nome completo, curso em que foi aprovado, nome do processo seletivo, e número de matrícula no qual já está matriculado na UFU, para regularização. Ou informe o ocorrido no momento da entrega presencial da documentação exigida para a matrícula. Neste momento, informe ao atendente que você precisará assinar o termo de desistência do curso em que já estiver matriculado. Evite transtornos e possível cancelamento de sua nova matrícula! Siga as orientações acima!

Atenção: para a nova matrícula será necessária nova apresentação de toda a documentação exigida para a matrícula.

Público-alvo: