Perguntas frequentes

Divisão de Licenciatura - DLICE
06/04/2016 - 16:25 - atualizado em 06/04/2016 - 16:25

O edital da CAPES aponta para quais universidades portuguesas e francesas o estudante poderá fazer a mobilidade.

De posse dessa informação, a Divisão de Licenciatura - DLICE verificará na Divisão de Relações Internacionais e Interinstitucionais - DRII, se a UFU possui Acordo de Cooperação e o Termo Aditivo destas universidades com a UFU, documentos necessários para a mobilidade dos estudantes para estas instituições. Na ausência destes documentos, será necessário entrar em contato com as universidades portuguesas e francesas para providenciá-los a tempo de atender ao cronograma proposto pelo edital CAPES.

Setor de Matrícula
04/01/2017 - 14:39 - atualizado em 15/07/2019 - 11:15

A fotocópia da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é aceita no momento da matrícula, mas não substitui a apresentação da fotocópia do Documento de Identidade Civil (RG) e CPF.

O candidato aprovado que, por razão alheia a sua vontade, não possua no momento da entrega da documentação de matrícula, a fotocópia do RG, ou tenha apresentado apenas a fotocópia da CNH, deverá protocolar uma fotocópia do RG tão logo esteja de posse deste documento, no Atendimento ao Aluno. 

Neste caso, uma pendência será gerada pela não entrega da fotocópia do RG. Esta pendência não resultará no indeferimento da solicitação de matrícula, e será excluída no momento de sua regularização.

Para apresentação do CPF será aceito comprovante de regularidade impresso do sitio da Receita Federal.

Diretoria de Ensino
31/03/2016 - 10:19 - atualizado em 19/07/2017 - 15:50

Não. Para o recebimento das bolsas a conta bancária pode ser em qualquer banco, desde que seja conta corrente e de titularidade do estudante.

Tópicos: 
Diretoria de Ensino
31/03/2016 - 10:17 - atualizado em 19/07/2017 - 15:49

O relatório deverá ser elaborado por toda a equipe: coordenador/es, colaborador/es, bolsistas e, ao final da vigência dos projetos. 

Tópicos: 
Setor de Matrícula
11/04/2016 - 14:23 - atualizado em 15/07/2019 - 10:46

As informações pessoais, cadastro de fotografia e documentação para comprovação de renda, PPI e condição de pessoa com deficiência são inseridas pelo candidato aprovado no Portal PROGRAD, no momento da solicitação de matrícula ou da manifestação de interesse (para chamadas da lista de espera do SiSU). 

Até o momento que antecede a liberação do número de matrícula, dados pessoais, complementares e a fotografia poderão ser alterados no Portal PROGRAD, clicando na foto cadastrada na solicitação de matrícula, no canto superior direito, para o candidato logado no portal. Vale ressaltar que essas alterações não serão atualizadas no Requerimento de Matrícula  uma vez que ele foi gerado no momento da conclusão da solicitação de matrícula.

Após a disponibilização do número de matrícula estes dados deverão ser alterados no Portal do Estudante (www.portalestudante.ufu.br), ou solicitar alteração através do Atendimento ao Aluno (Veja endereço do Atendimento ao Aluno na página http://www.prograd.ufu.br/atendimento)

A adição ou alteração de documentos e informações para fins de comprovação dos critérios de renda, PPI ou condição de pessoa com deficiência, uma vez concluída a solicitação de matrícula, somente poderá ser feita no prazo do recurso, caso a análise seja recusada, conforme orientações na página do Portal PROGRAD.

Em caso de dúvida sobre documentação para comprovação dos critérios de cota (renda, PPI, pessoa com deficiência) favor entre em contato com a comissão através do email recursocota@prograd.ufu.br ou cotarenda@prograd.ufu.br

Público-alvo: 
Setor de Matrícula
13/04/2016 - 09:21 - atualizado em 26/07/2018 - 09:31

O preenchimento do número NIS/PIS, no Portal PROGRAD durante a solicitação de matrícula ou manifestação de interesse (para chamadas da lista de espera do SiSU) é facultado aos candidatos das modalidades L1, L2, L9 e L10 das vagas reservadas, com a finalidade de comprovação dos critérios de renda, conforme instruções do edital do processo seletivo e seus anexos.

Aos candidatos das demais modalidades (L105, L106, L113, L114 e A0), é dispensado o preenchimento deste campo, durante a solicitação de matrícula ou manifestação de interesse.

Público-alvo: 
Setor de Matrícula
05/07/2016 - 11:21 - atualizado em 15/07/2019 - 11:09

É permitido ao candidato aprovado, menor de 18 anos, realizar todas as etapas de matrícula, e assinar declarações exigidas para a matrícula, se for o caso, conforme procedimentos no Edital Complementar de Matrícula, disponível em http://www.portal.prograd.ufu.br, sem a necessidade de assinatura dos pais ou responsáveis.

Divisão de Licenciatura - DLICE
06/04/2016 - 11:13 - atualizado em 06/04/2016 - 14:33

Professores e estudantes dos cursos de licenciatura da UFU interessados em participar do Programa deverão ficar atentos aos requisitos apontados pelos editais da CAPES quanto ao perfil que atenda às especificidades do Programa.

Após a divulgação do edital pela CAPES, a Divisão de Licenciatura - DLICE encaminhará os requisitos para todos os cursos de licenciatura da UFU e agendará, posteriormente, uma reunião com todos os interessados em data a ser divulgada para os cursos e também na página da UFU.

Divisão de Licenciatura - DLICE
06/04/2016 - 11:09 - atualizado em 06/04/2016 - 14:30

As declarações de participação dos programas, projetos e ações desenvolvidos no âmbito da DLICE devem ser solicitadas à Secretaria através do email secdlice.diren@prograd.ufu.br.

Para os eventos cadastrados na Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis - PROEX, os certificados serão disponibilizados pelo SIEX (www.siex.proex.ufu.br/certificado/pesquisar), sendo cada participante informado do momento em que poderá acessar o link para realizar a emissão dos mesmos.

É importante esclarecer que os certificados de eventos serão emitidos conforme modelo elaborado por cada Comissão Organizadora destes, para atender às suas particularidades.

Diretoria de Ensino
31/03/2016 - 10:15 - atualizado em 19/07/2017 - 15:46

Para a construção do seu grupo de no mínimo 30 estudantes, faça levantamento de quais cursos há demanda; faça contato coordenadores e professores para propor ações interdisciplinares. 

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