Perguntas frequentes

Divisão de Licenciatura - DLICE
06/04/2016 - 16:25 - atualizado em 06/04/2016 - 16:25

O edital da CAPES aponta para quais universidades portuguesas e francesas o estudante poderá fazer a mobilidade.

De posse dessa informação, a Divisão de Licenciatura - DLICE verificará na Divisão de Relações Internacionais e Interinstitucionais - DRII, se a UFU possui Acordo de Cooperação e o Termo Aditivo destas universidades com a UFU, documentos necessários para a mobilidade dos estudantes para estas instituições. Na ausência destes documentos, será necessário entrar em contato com as universidades portuguesas e francesas para providenciá-los a tempo de atender ao cronograma proposto pelo edital CAPES.

Setor de Matrícula
04/01/2017 - 14:39 - atualizado em 30/01/2017 - 11:19

A fotocópia da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é aceita no momento da matrícula, mas não substitui a apresentação da fotocópia do Documento de Identidade Civil (RG) e CPF, uma vez que ela possui data de validade.

O candidato aprovado que, por razão alheia a sua vontade, não possua no momento da entrega da documentação de matrícula, a fotocópia do RG, ou tenha apresentado apenas a fotocópia da CNH, deverá protocolar uma fotocópia do RG tão logo esteja de posse deste documento, no Atendimento ao Aluno. 

Neste caso, uma pendência será gerada pela não entrega da fotocópia do RG. Esta pendência não resultará no indeferimento da solicitação de matrícula, e será excluída no momento de sua regularização.

Diretoria de Ensino
31/03/2016 - 10:19 - atualizado em 19/07/2017 - 15:50

Não. Para o recebimento das bolsas a conta bancária pode ser em qualquer banco, desde que seja conta corrente e de titularidade do estudante.

Tópicos: 
Diretoria de Ensino
31/03/2016 - 10:17 - atualizado em 19/07/2017 - 15:49

O relatório deverá ser elaborado por toda a equipe: coordenador/es, colaborador/es, bolsistas e, ao final da vigência dos projetos. 

Tópicos: 
Setor de Matrícula
11/04/2016 - 14:23 - atualizado em 12/07/2017 - 11:08

As informações pessoais, cadastro de fotografia e documentação para comprovação de renda, são inseridas pelo candidato aprovado, no Sistema de Matrícula, através do Portal PROGRAD, no momento da solicitação de matrícula ou da manifestação de interesse (para chamadas da lista de espera do SiSU).

Após a finalização da Solicitação de Matrícula, alguns dados pessoais e a fotografia poderão ser alterados no Portal PROGRAD (www.portal.prograd.ufu.br). Para isso o candidato deverá clicar no botão com seu nome, no canto superior direito da barra preta, e em seguida nos dados que pretende alterar. (Essas alterações não aparecerão atualizadas no Requerimento de Matrícula já gerado.)

Após a disponibilização do número de matrícula estes dados deverão ser alterados no Portal do Estudante (www.portalestudante.ufu.br), ou solicitar alteração através do Atendimento ao Aluno (http://www.prograd.ufu.br/atendimento)

A adição ou alteração de documentos e informações do núcleo famíliar, para fins de comprovação dos critérios de renda, quando for o caso, deverá ser feita no prazo do recurso, caso a análise seja recusada, conforme orientações na página http://www.sistemas.dirps.ufu.br (Portal de Seleção).

Público-alvo: 
Setor de Matrícula
11/04/2016 - 17:29 - atualizado em 09/01/2018 - 14:33

 

A Comprovação de renda deverá ser realizada exclusivamente via internet, no Portal PROGRAD, através do endereço eletrônico www.portal.prograd.ufu.br, dentro do período de Solicitação de Matrícula da chamada para a qual o candidato aprovado foi convocado, conforme prazo fixado no Calendário de Matrícula.

O candidato convocado para a matrícula deverá seguir as orientações e procedimentos presentes nos Procedimentos e Orientações - Comprovação Renda - Modalidade 1 e 2, disponível no Portal de Seleção e Portal PROGRAD.

Caso seja verificada, no momento da análise, a necessidade de outros documentos, os mesmos serão solicitados através de ofício específico presente no Portal PROGRAD, na parte referente a análise de renda. O candidato não aprovado na análise de renda poderá interpor recurso,uma única vez, no prazo de até 02 (dois) dias úteis a partir do resultado da análise de sua documentação. O recurso será julgado no prazo de até 02 (dois) dias úteis a contar de sua interposição. A interposição e resultado do recurso dar-se-á exclusivamente através do Portal PROGRAD.

Por essa razão é importante que o candidato acompanhe diariamente no Portal PROGRAD, o processo de análise de renda, e fique atento aos prazos, e ainda, verifique frequentemente seu e-mail, além de manter os telefones informados para contato sempre ligados.

Permanecendo dúvidas pertinentes aos procedimentos de comprovação de renda, as mesmas serão esclarecidas pela DIRPS, preferencialmente pelo e-mail atendimento@dirps.ufu.br, ou pelo telefone (34) 3239-4127 ou 3239-4128. (Atendimento DIRPS: http://www.ingresso.ufu.br/dirps/contato)

IMPORTANTE!

O candidato deverá entregar a documentação de matrícula listada no Edital de Matrícula, no prazo fixado em Calendário de Matrícula, independente da conclusão da análise de renda.

O resultado da análise de renda será utilizado pelo Setor de Matrícula como critério para deferimento da solicitação de matrícula, nos termos do Edital Complementar de Matrícula disponível em https://www.portal.prograd.ufu.br.

Setor de Matrícula
13/04/2016 - 09:21 - atualizado em 27/01/2017 - 16:11

O preenchimento do número NIS/PIS, no Portal PROGRAD durante a solicitação de matrícula ou manifestação de interesse (para chamadas da lista de espera do SiSU) é facultado aos candidatos das modalidades 1 e 2 das vagas reservadas, com a finalidade de comprovação dos critérios de renda, conforme instruções do edital do processo seletivo e seus anexos.

Aos candidatos das demais modalidades (3, 4 e 5), é dispensado o preenchimento deste campo, durante a solicitação de matrícula ou manifestação de interesse.

Público-alvo: 
Setor de Matrícula
13/04/2016 - 09:03 - atualizado em 09/01/2018 - 14:28

Os candidatos das modalidades 1 e 3 deverão se autodeclararem preto/pardo/indígena conforme orientações na página http://www.sistemas.dirps.ufu.br e na página www.portal.prograd.ufu.br.

A autodeclaração será avaliada por comissão da UFU que a validará, ou não.

Não sendo homologada a autodeclaração, o candidato terá a sua solicitação de matrícula indeferida pelo Setor de Matrícula, nos termos do Edital de Solicitação de Matrícula.

Todos os procedimentos para avaliação da autodeclaração serão organizados e realizados pela Diretoria de Processos Seletivos - DIRPS.

A veracidade desta autodeclaração poderá, a qualquer tempo, ser novamente verificada pela UFU, e, caso não seja confirmada a autodeclaração, o ingressante poderá perder a sua vaga e responder a processo administrativo.

Caso permaneça dúvida sobre o procedimento de autodeclaração PPI, o candidato poderá entrar em contato com a Diretoria de Processos Seletivos - DIRPS através do email atendimento@dirps.ufu.br ou acesse http://www.ingresso.ufu.br.

Setor de Matrícula
13/04/2016 - 15:35 - atualizado em 09/01/2018 - 14:39

Sim. É necessário realizar todos os procedimentos de matrícula, descritos no Edital Complementar de Matrícula, disponível em http://www.portal.prograd.ufu.br incluindo a entrega de toda a documentação exigida para a matrícula.

Os candidatos aprovados no Processo Seletivo para Vagas Ociosas por meio da Transferência, modalidade Transferência Interna, deverão verificar as orientações específicas no Edital de Matrícula.

Setor de Matrícula
05/07/2016 - 11:21 - atualizado em 09/01/2018 - 14:40

É permitido ao candidato aprovado, menor de 18 anos, realizar todas as etapas de matrícula, e assinar declarações exigidas para a matrícula, conforme procedimentos no Edital Complementar de Matrícula, disponível em http://www.portal.prograd.ufu.br, sem a necessidade de assinatura dos pais ou responsáveis.