Perguntas frequentes

Divisão de Licenciatura - DLICE
06/04/2016 - 16:25 - atualizado em 06/04/2016 - 16:25

O edital da CAPES aponta para quais universidades portuguesas e francesas o estudante poderá fazer a mobilidade.

De posse dessa informação, a Divisão de Licenciatura - DLICE verificará na Divisão de Relações Internacionais e Interinstitucionais - DRII, se a UFU possui Acordo de Cooperação e o Termo Aditivo destas universidades com a UFU, documentos necessários para a mobilidade dos estudantes para estas instituições. Na ausência destes documentos, será necessário entrar em contato com as universidades portuguesas e francesas para providenciá-los a tempo de atender ao cronograma proposto pelo edital CAPES.

Setor de Matrícula
04/01/2017 - 14:39 - atualizado em 17/02/2021 - 15:00

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é aceita no momento da matrícula, mas não substitui a apresentação do Documento de Identidade Civil (RG) e CPF.

O candidato aprovado que, por razão alheia a sua vontade, não possua no momento da entrega da documentação de matrícula o RG, ou tenha apresentado apenas a CNH, deverá anexar o PDF do RG civil (frente e verso) ao Portal do Estudante, após a mudança de status para Matriculado e liberação do seu número de matrícula. No Portal do Estudante, o candidato deverá acessar a opção Solicitação / Solicitações Gerais / Entrega de documentos - ingressantes, caso a entrega ocorra no semestre de seu ingresso.

Neste caso, uma pendência será gerada pela não entrega do RG. Esta pendência não resultará no indeferimento da solicitação de matrícula, e será excluída no momento de sua regularização.

Para apresentação do CPF será aceito comprovante de regularidade impresso do sitio da Receita Federal.

Diretoria de Ensino
31/03/2016 - 10:19 - atualizado em 19/07/2017 - 15:50

Não. Para o recebimento das bolsas a conta bancária pode ser em qualquer banco, desde que seja conta corrente e de titularidade do estudante.

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Diretoria de Ensino
31/03/2016 - 10:17 - atualizado em 19/07/2017 - 15:49

O relatório deverá ser elaborado por toda a equipe: coordenador/es, colaborador/es, bolsistas e, ao final da vigência dos projetos. 

Tópicos: 
Luz Nunes
21/05/2021 - 11:34 - atualizado em 21/05/2021 - 11:34

Sim, uma pessoa devidamente autorizada pode retirar o diploma. Para agendar a retirada, envie e-mail para dinfa.dirac@prograd.ufu.br a procuração, bem como a cópia de documento de identificação com foto do aluno e a cópia de documento de identificação com foto do (a) procurador (a).

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Público-alvo: 
Setor de Matrícula
11/04/2016 - 14:23 - atualizado em 10/05/2021 - 11:57

As informações pessoais, cadastro de fotografia e documentação para comprovação de renda, PPI e condição de pessoa com deficiência são inseridas pelo candidato aprovado no Portal PSG, nas telas do sistema, exclusivamente durante a Solicitação de Matrícula pelo candidato.

Até o momento que antecede a liberação do número de matrícula, dados pessoais complementares (RG, saúde e endereço) e a fotografia poderão ser alterados no Portal PSG para o candidato logado no portal: o candidato deverá clicar na sua foto inserida na Solicitação de Matrícula, no canto superior direito, e clicar na foto ou na opção "Dados Pessoais Complementares". OBSERVAÇÃO: Essas alterações não serão atualizadas no PDF do Requerimento de Matrícula, mas ficarão registradas no Portal.

Após a disponibilização do número de matrícula alguns dados poderão ser alterados no Portal do Estudante (www.portalestudante.ufu.br). Os dados pessoais, cuja alteração não for permitida diretamente pelo discente no Portal do Estudante, deverão ter sua solicitação de alteração realizada através do Portal do Estudante, opção Solicitação / Solicitações Gerais / Alteração de dados cadastrais.

A adição ou alteração de documentos e informações para fins de comprovação dos critérios de renda, PPI ou condição de pessoa com deficiência, uma vez concluída a Solicitação de Matrícula, somente poderá ser feita no prazo do recurso, caso a análise seja recusada, conforme orientações no despacho da análise disponibilizado na área mnha matrícula do Portal PSG, através dos botões para acompanhamento das análises de cota.

Em caso de dúvida sobre documentação para comprovação dos critérios de cota (renda, PPI, pessoa com deficiência) favor entre em contato com a comissão através dos e-mails cotarenda@prograd.ufu.br, recursocotappi@prograd.ufu.br ou recursocotapcd@prograd.ufu.br.

Público-alvo: 
Luz Nunes
21/05/2021 - 10:45 - atualizado em 21/05/2021 - 10:45

Via Portal do Estudante. No Portal, acesse: Solicitação> Solicitações Gerais.

Escolha a opção desejada e verifique a necessidade de anexar documentos.

Público-alvo: 
Setor de Matrícula
13/04/2016 - 09:21 - atualizado em 08/04/2021 - 11:21

O preenchimento do número NIS/PIS, no Portal PSG, é facultado aos candidatos das modalidades L1, L2, L9 e L10 das vagas reservadas, com a finalidade de comprovação dos critérios de renda, conforme instruções do edital do processo seletivo e seus anexos.

Aos candidatos das demais modalidades (L5, L6, L13, L14 e A0), é dispensado o preenchimento deste campo.

Público-alvo: 
Luz Nunes
21/05/2021 - 12:07 - atualizado em 21/05/2021 - 12:09

No Portal, acesse: Solicitação > Solicitações Gerais > Alteração de dados cadastrais. Anexar a Certidão de casamento.

Ex-aluno: Caso seu diploma já tenha sido registrado, deverá solicitar o apostilamento do nome atual para dinfa.dirac@prograd.ufu.br,sendo necessário encaminhar a via física do diploma.

Público-alvo: 
PROGRAD- Secretaria
26/11/2019 - 15:40 - atualizado em 26/11/2019 - 15:40

Conforme a Legislação, estes Transtornos não estão enquadrados nos casos de Pessoas com Deficiência e, portanto, não possuem direito a Cotas de PCD.

Leia atentamente o Edital de Procedimentos de Homologação da Condição de Pessoas com Deficiência – PCD, item 1.3 para verificar quais categorias condizem com esta Cota.

 

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