Serviço

Matrícula - Estudante Especial

Graduação

Público alvo: Portadores de Diploma de Curso de Graduação e estudantes de cursos de graduação, com vínculo em outra Institução de Ensino Superior.

Objetivo: Atualização e ampliação de conhecimentos.

 

DO ESTUDANTE ESPECIAL:

  1. A matrícula como Estudante Especial será permitida aos interessados, mediante a existência de vagas e aprovação em processo seletivo próprio realizado pela Coordenação do curso dos componentes curriculares de interesse do estudante, e deverá ser efetivada em período previsto no Calendário Acadêmico. Ao Colegiado do curso compete definir os componentes curriculares, destinar o número de vagas, elaborar e divulgar o edital do processo seletivo.
  2. O estudante aprovado no processo seletivo próprio poderá efetuar matrícula em até 4 (quatro) componentes curriculares do mesmo curso, exceto para casos específicos estabelecidos no Art. 113 da Resolução 46/2022, CONGRAD (Normas Gerais da Graduação). Não é permitida matrícula em componentes curriculares de Estágio Obrigatório, Trabalho de Conclusão de Curso, Monografia, Prática como Componente Curricular (ou equivalentes) e Atividades Complementares (ou equivalentes).
  3. A matrícula como Estudante Especial não caracteriza vínculo com a UFU, para qualquer efeito. Por esta razão, o estudante poderá criar um e-mail institucional para participação nas atividades do cursos, mas não terá Identidade Acadêmica UFU e acesso ao Portal do Estudante. 
  4. O estudante especial que for aprovado em um componente curricular terá direito a Histórico Escolar, que poderá ser solicitado em quaisquer postos de Atendimento ao Estudante.
  5. Os componentes curriculares em que o estudante especial for reprovado entrarão no cômputo do número de matrículas permitidas, sendo vedada nova matrícula no mesmo componente curricular.
  6. Em nenhuma hipótese será permitido o trancamento parcial ou geral de matrícula para estudante especial. O estudante que, após efetivação da matrícula, desejar solicitar a desistência da matrícula deverá protocolar o pedido no Atendimento ao Estudante
  7. Artigos que tratam do Estudante Especial nas Normas Gerais da Graduação da UFU, Resolução nº 46/2022, CONGRAD: Artigos 112 ao 120.

Observação: Estudantes com vínculo em cursos de Graduação da UFU podem solicitar matrícula em disciplinas em outros cursos de Graduação, conforme Capítulo V da Resolução 46/2022, CONGRAD (Normas Gerais da Graduação). Nesse caso, o estudante deverá solicitar matrícula nos componentes curriculares de outro curso de graduação da UFU, no Portal do Estudante, respeitado o período definido no Calendário Acadêmico.

 

PROCESSO DE INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E MATRÍCULA :

O interessado que possuir o diploma de curso de graduação ou estiver matriculado em curso de graduação em outra IES, que desejar cursar disciplinas em curso de Graduação da UFU deverá:

  1. Procurar a COORDENAÇÃO que oferece a(s) disciplina(s) pretendida(s), para informar-se sobre o edital de seleção, existência de vagas, data para inscrição, documentação necessária para inscrição e matrícula,e outros; 
  2. Informar à coordenação do curso, a existência de matrícula anterior na UFU como Estudante Especial da Graduação, independente de ter sido aprovado, reprovado ou abandonado a disciplina. Nesse caso, informar à coordenação o número de matrícula já existente como Estudante Especial;
  3. Informar-se na COORDENAÇÃO, sobre o resultado da seleção, se aprovado/deferido/homologado ou não.
  4. Se o pedido foi aprovado/deferido/homologado, para fins de efetivação da matrícula a Coordenação do curso deverá encaminhar um processo SEI ao Setor de Matrícula, até o último dia do período de solicitação de matrícula previsto no Calendário Acadêmico, contendo:
  • Ofício da coordenação de curso de graduação, informando a aprovação do pedido do estudante, com despacho/carimbo/assinatura do Coordenador do Curso (ou responsável substituto), código/turma/nome da(s) disciplina(s) que estudante deverá ser matriculado e em qual ano/semestre letivo, número de matrícula como Estudante Especial (ou como Aluno Especial, segundo nomenclatura antiga) caso já possua, despacho/carimbo/assinatura do coordenador;
  • Checklist disponível nesta página, preenchido e assinado pelo estudante, e documentos solicitados no checklist.

       5. A matrícula não será efetivada na ausência de quaisquer dos documentos solicitados no checklist de matrícula disponível nesta página, que deverá ser apresentado conforme disposto no item 4 acima.

 

ATENÇÃO! Cada coordenação de curso tem um periodo específico de abertura do edital de seleção para Aluno Especial.
Dessa forma, é de inteira responsabilidade do interessado informar-se sobre o edital de seleção e demais procedimentos junto à coordenação do curso que oferece a(s) disciplina(s) de interesse. Para informações gerais e de formas de contato dos cursos de graduação oferecidos pela UFU, acesse a página do curso de interesse clicando no nome do curso na página http://www.ufu.br/graduacao.

 

ESTUDANTE ESPECIAL - REVALIDAÇÃO DE DIPLOMA: para diplomas de Graduação obtidos no exterior

O requerente que, para conclusão do processo de revalidação de seu diploma de graduação obtido no exterior, necessite cursar estudos complementares será matriculado como Aluno Especial da Graduação, nos componentes curriculares indicados pela Comissão Examinadora.

Para a matrícula a coordenação do curso em que o requerente será matriculado deverá encaminhar ao Setor de Matrícula o processo SEI já existente para fins de Revalidação de Diploma, em prazo mínimo de 2 dias úteis ao previsto para a matrícula de aluno especial da graduação, contendo:

  • Ofício da coordenação de curso de graduação, constando código/turma/nome da(s) disciplina(s) que estudante deverá ser matriculado e em qual ano/semestre letivo, (que será  o ano/semestre de ingresso, no caso de 1ª matrícula), número de matrícula (no caso de renovação de matrícula), despacho/carimbo/assinatura do coordenador;
  • Parecer da Comissão favorável à revalidação, contendo todos os componentes curriculares que estudante deverá cumprir para fins de complementação curricular;

Após o envio dos documentos acima, o requerente deverá encaminhar para o e-mail matricula@prograd.ufu.br, até o último dia da matrícula de Estudante Especial escrito nesta página, o checklist disponível nesta página, devidamente preenchido, junto com a documentação nele solicitada, de modo que estejam digitalizados e salvos em um único arquivo PDF. Esse PDF deve ser encaminhado como anexo no e-mail, e não inserido como link no corpo do e-mail. Lembrando ainda que, para preenchimento do checklist a coordenação deverá informar o interessado o número do processo SEI encaminhado ao Setor de Matrícula.

Para informações sobre o processo de revalidação na UFU, acesse http://www.prograd.ufu.br/servicos/revalidacao-de-diplomas-de-graduacao-obtidos-no-exterior

 

INFORMAÇÕES MATRÍCULA E INÍCIO DAS AULAS - 2º SEMESTRE LETIVO DE 2021:

Data da matrícula: 16 e 17 de maio de 2022

Início semestre 2021-2: 02/05/2022, todos os cursos, exceto Medicina, conforme Resolução nº 25/2020, CONGRAD, alterada pela Resolução nº 11/2021 e Resolução nº 16/2021, CONGRAD.

Início semestre 2021-2 - Medicina: 07/03/2021, conforme Resolução nº 35, CONGRAD, de 13/12/2021. (O curso de Medicina não ofertará vagas em disciplinas para matrícula como Estudante Especial em 2021/2)

Modalidade de aula: presencial, conforme Resolução Consun Nº 30, de 07 de março de 2022. (Acesse a resolução em http://www.reitoria.ufu.br/Resolucoes/resolucaoCONSUN-2022-30.pdf.)

Vacinação COVID-19: Para a realização de atividades presenciais o interessado deverá apresentar, obrigatoriamente, seu comprovante de vacinação, demonstrando que tomou, pelo menos, duas doses ou dose única do esquema vacinal (versão obtida do Conect-SUS ou cópia do certificado em papel ou documento semelhante) ou atestado médico que demonstre ser contraindicada a vacinação para você. Este comprovante deverá ser apresentado à coordenação no momento da inscrição e seleção do processo de Estudante Especial.

 

Importante!

  • Para a realização da matrícula é imprescindível que a coordenação do curso que oferta a(s) disciplina(s) a ser(em) cursada(s) envie com antecedência, no máximo até o último dia da matrícula previsto no Calendário Acadêmico, para o Setor de Matrícula, via SEI, os documentos soliciados acima.
  • Não serão aceitos, para fins de matrícula, documentação recebida fora do prazo ou em desacordo com as orientações acima.
  • Não há trancamento parcial e/ou geral e/ou cancelamento de matrícula ou desistência após a realização da matrícula junto ao Setor de Matrícula.
  • A frequência às aulas e demais atividades do curso é permitida somente após a realização da matrícula junto ao Setor de Matrícula.
  • O número de matrícula como Estudante Especial poderá ser obtido junto à coordenação do curso, em até 15 dias úteis, a contar da data da matrícula junto ao Setor de Matrícula. Este número de matrícula deverá ser informado no checklist, em caso de nova solicitação de matrícula como Estudante Especial da graduação, em semestres posteriores.

 

OBS.: Pós-Graduação - Aluno Especial: Seleção e matrícula como Aluno Especial em programas de Pós-Graduação são de responsabilidade dos próprios programas. Desta forma orientamos que interessados em cursar disciplinas como aluno especial destes programas, entrem em contato diretamente com a coordenação do programa de pós-graduação do seu interesse. A página http://www.ufu.br/pos-graduacao poderá ser utilizada para acessar o site do programa de pós-graduação de interesse, e, com isso, obter as informações pertinentes e formas de contato com a coordenação do referido programa.

 

Dúvidas sobre matrícula: acesse a página de PERGUNTAS FREQUENTES.

Caso a sua dúvida não seja contemplada nesta página, envie email para matricula@prograd.ufu.br, escrevendo no campo Assunto "Estudante especial" e onde está a sua dúvida (exemplo: Aluno especial - dúvida documentação, dentre outros). Informe no e-mail a sua dúvida, seu nome completo, curso e número de matrícula como aluno especial, caso já possua.

 

Dúvidas sobre seleção (inscrição e resultado) devem ser encaminhadas diretamente para a Coordenação do curso de seu interesse.

 

Você ainda poderá ter interesse em:

o Atendimento ao Estudante

o Calendário Acadêmico da Graduação

 o Catálogo de cursos de graduação ofertados

Guia Acadêmico UFU 

UFU - Estudante (informações diversas) 

Orientações

 

Legislações
Documentos