Serviço

Matrícula - Aluno Especial

Matrícula como aluno especial na graduação

Público alvo: discentes de cursos de graduação regularmente matriculados em outras Instituições de Ensino Superior e, portadores de diploma de curso de graduação.

Objetivo: Atualização e ampliação de conhecimentos.

 

DO ALUNO ESPECIAL EM CURSOS DE GRADUAÇÃO:

  • A matrícula como Aluno Especial não caracteriza vínculo com a UFU, para qualquer efeito. Por esta razão não possui acesso ao Portal do Estudante, e-mail institucional e Identidade Acadêmica UFU. 
  • Excepcionalmente para os semestres letivos com aulas no formato remoto será permitido aos estudantes solicitar o e-mail institucional UFU, para acesso às ferramentas de ensino remoto, através da página www.mail.ufu.br. Dúvidas sobre a criação deste e-mail poderão ser encaminhadas para atendimento@cti.ufu.br.
  • O candidato aprovado poderá se matricular em até quatro componentes curriculares como aluno especial, em, no máximo, quatro semestres ou dois anos consecutivos, para o caso de cursos semestrais ou anuais, respectivamente.
  • O aluno especial que for aprovado em componente curricular terá direito a certificado de conclusão, que poderá ser solicitado em quaisquer postos de Atendimento ao Estudante.

 

PROCESSO DE SELEÇÃO - INSCRIÇÃO :

O interessado (para primeira matrícula como Aluno Especial ou nova solicitação) deverá:

  1. Procurar a COORDENAÇÃO que oferece a(s) disciplina(s) pretendida(s), para informar-se sobre o edital de seleção, existência de vagas, data para inscrição, documentação necessária para inscrição e matrícula,e outros; 
  2. Informar à coordenação do curso, a existência de matrícula anterior em alguma disciplina cursada como Aluno Especial da Graduação, independente de ter sido aprovado, reprovado ou abandonado a disciplina. Nesse caso, nos processos de inscrição e matrícula deverá ser informado o número de matrícula já existente como Aluno Especial da Graduação. É importante observar o total de componentes curriculares permitidos para serem cursados, conforme em "DO ALUNO ESPECIAL EM CURSOS DE GRADUAÇÃO" nesta página; 
  3. Informar-se na COORDENAÇÃO, sobre o resultado da seleção, se aprovado/deferido/homologado ou não.

Cada coordenação de curso tem um periodo específico de abertura do edital de seleção para Aluno Especial.
Dessa forma, é de inteira responsabilidade do interessado informar-se sobre o edital de seleção e demais procedimentos junto à coordenação do curso que oferece a(s) disciplina(s) de interesse. Para informações gerais e de formas de contato dos cursos de graduação oferecidos pela UFU, acesse a página do curso de interesse clicando no nome do curso na página http://www.ufu.br/graduacao.

 

MATRÍCULA - 1º semestre letivo de 2021

Início semestre 2021-1 (todos os cursos, exceto Medicina): 29/11/2021, conforme Resolução nº 25/2020, CONGRAD, alterada pela Resolução nº 11/2021 e Resolução nº 16/2021, CONGRAD.

Início semestre 2021-1 (somente curso de Medicina): 06/09/2021, conforme Resolução nº 07/2021 de 29/03/2021, CONGRAD, alterada pela Resolução nº 13/2021, CONGRAD.

Para a realização da matrícula é obrigatório que o interessado tenha sido aprovado no processo de seleção realizado exclusivamente pela coordenação do curso de interesse do candidato, conforme orientações na parte que trata de inscrição, disponível nesta página.

 

Data da matrícula: 13 e 14 de dezembro de 2021 (todos os cursos, exceto Medicina. O calendário do curso de Medicina não prevê data para matrícula de Aluno Especial. Caso hajam interessados aprovados pela coordenação do curso, as datas de matrícula serão acertadas entre SEMAT/DIADM/DIRAC/PROGRAD e a coordenação do curso e informadas pontualmente aos interessados)

  • O interessado aprovado no processo de seleção deverá enviar, impreterivelmente entre os dias da matrícula, o checklist de matrícula disponível nesta página, devidamente preenchido, juntamente com a documentação de matrícula nele solicitada, para o e-mail: 
  • O e-mail a ser encaminhado deverá conter no campo assunto: Matrícula Aluno Especial 2021-1 e o nome do estudante interessado.
  • Para preenchimento do checklist é necessário que o interessado obtenha junto à coordenação do curso, o número do processo SEI utilizado para envio ao Setor de Matrícula, do ofício com despacho favorável da coordenação para a realização da matrícula.
  • Os originais dos documentos solicitados devem ser digitalizados e salvos todos em um único arquivo no formato PDF, de modo que, o checklist seja a primeira página do arquivo, seguido dos demais documentos, respeitada a ordem em que foram listados no checklist. 
  • Dúvidas sobre os procedimentos de matrícula podem ser encaminhados para matricula@prograd.ufu.br. Lembrando que, dúvidas sobre seleção (inscrição e resultado) devem ser encaminhados para a coordenação do curso de interesse do candidato.

 

Importante!

  • Para a realização da matrícula é imprescindível que a coordenação do curso que oferta a(s) disciplina(s) a ser(em) cursada(s) envie com antecedência de 2 dias úteis, para o Setor de Matrícula, via SEI, ofício com o despacho favorável à matrícula, especificando o ano/semetre letivo para a realização da matrícula, e código/turma/nome da(s) disciplina(s) a ser(em) cursada(s). Sem este documento a matrícula não poderá ser realizada.
  • Não serão aceitos, para fins de matrícula, documentação recebida fora do prazo ou em desacordo com as orientações acima.
  • Não há trancamento parcial e/ou geral e/ou cancelamento de matrícula após a realização da matrícula junto ao Setor de Matrícula.
  • A frequência às aulas e demais atividades do curso é permitida após a realização da matrícula junto ao Setor de Matrícula.
  • O número de matrícula como Aluno Especial poderá ser obtido junto à coordenação do curso, em até 15 dias úteis, a contar da data da matrícula. Este número de matrícula deverá ser informado no checklist, em caso de nova solicitação de matrícula como aluno especial da graduação, em semestres posteriores.

 

OBS.: Pós-Graduação - Aluno Especial: Seleção e matrícula como Aluno Especial em programas de Pós-Graduação são de responsabilidade dos próprios programas. Desta forma orientamos que interessados em cursar disciplinas como aluno especial destes programas, entrem em contato diretamente com a coordenação do programa de pós-graduação do seu interesse. A página http://www.ufu.br/pos-graduacao poderá ser utilizada para acessar o site do programa de pós-graduação de interesse, e, com isso, obter as informações pertinentes e formas de contato com a coordenação do referido programa.

 

Dúvidas sobre matrícula: acesse a página de PERGUNTAS FREQUENTES.

Caso a sua dúvida não seja contemplada nesta página, envie email para matricula@prograd.ufu.br, escrevendo no campo Assunto, Aluno especial e onde está a sua dúvida (exemplo: Aluno especial - dúvida documentação, dentre outros). Informe no e-mail a sua dúvida, seu nome completo, curso e número de matrícula como aluno especial, caso já possua.

 

Você ainda poderá ter interesse em:

o Atendimento ao Estudante

o Calendário Acadêmico da Graduação

 o Catálogo de cursos de graduação ofertados

Guia Acadêmico UFU 

UFU - Estudante (informações diversas) 

Orientações

 

Legislações
Documentos