PROGRAD

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID

PIBID

O PIBID é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira.

Os projetos apoiados no âmbito do PIBID são propostos por instituições de ensino superior (IES) e desenvolvidos por grupos de licenciandos sob supervisão de professores de educação básica e orientação de professores das IES.

O apoio do programa consiste na concessão de bolsas aos integrantes do projeto e no repasse de recursos financeiros para custear suas atividades.

O PIBID, na UFU, coordena projetos de iniciação à docência desenvolvidos por equipes compostas por professoras(es) e estudantes dos cursos de licenciatura da UFU, nos campi de Uberlândia, Pontal e Patos de Minas, e também por professoras(es) das redes municipais, estadual e federal nos municípios de Uberlândia, Ituiutaba e Patos de Minas. Com a mediação dos profissionais em atuação na rede pública de educação, promove a integração entre educação superior e educação básica, por meio da inserção dos licenciandos no cotidiano das escolas.

Requisitos

O público-alvo do PIBID são discentes que estejam na primeira metade de curso de licenciatura ofertado por IES pública ou privada sem fins lucrativos, na modalidade presencial ou no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). A iniciação à docência visa proporcionar aos discentes uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.

Neste sentido são objetivos do Pibid o incentivo a formação de docentes em nível superior para a educação básica; a contribuição para a valorização do magistério; a integração entre educação superior e educação básica; inserção dos licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem; incentivação das escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e contribução para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.

Orientações

O PIBID, na UFU, Coordena 7 projetos que abrangem 16 cursos de licenciatura: Artes Visuais, Música, Teatro, Educação Física, Lestras Portugês, Letras Inglês, Letras Espnahol, Letras Inglês à Distância, Pedagógia, Ciências Biológicas, Química, Física, Geografia, História, Matemática e Ciências Sociais.

Não obstante são demandandos pelo projeto mais de 350 bolsas distribuidas entre licenciandos, coordenadores de área e supervisores, que somado ao número de voluntários no prgrama gera o envolvimento de quase 400 pessoas para a o desenvolvimento e condução do projeto.

Essas pessoas são alocadas em cerca de 25 escolas da rede municipal, estadual e federal, distribuídas nas três cidades contempladas pelo programa (Uberlândia, Ituiutaba e Patos de Minas).