Serviço

Matrícula - Mobilidades

Matrícula inicial em programas de Mobilidades Nacional e Internacional

Público alvo: discente regularmente matriculado em uma Instituição de Ensino Superior (IES) brasileira ou estrangeira, e, cidadãos de outros países com acordo de cooperação educacional com o Brasil.

As mobilidades permitem ao discente regularmente matriculado em uma IES brasileira ou estrangeira, desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão na UFU, por meio de programas vigentes. Os cidadãos, oriundos de países que mantêm acordo de cooperação educacional com o Brasil, podem cursar toda a graduação na UFU por meio dos Programas PEC-G e Programa PCE Timor-Leste.

Os procedimentos administrativos relativos às mobilidades serão executados pela Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DRII), Pró-reitoria de Graduação e Coordenações de Curso.

Requisitos para a matrícula inicial:

  • Ser selecionado para ingresso no programa de mobilidade inscrito. (Para informações sobre inscrição e participação acesse: http://www.dri.ufu.br.)
  • Ao chegar em Uberlândia, o estudante deverá se apresentar na Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UFU, onde fará seu cadastro (informações contendo seu endereço, telefone) e obterá informações de procedimentos para a regularização de sua situação junto à Polícia Federal. Em seguida, a DRII encaminhará um Memorando Interno à Coordenação do Curso do estudante para procedimentos quanto à matrícula junto a Diretoria de Administração e Controle Acadêmico e o Setor de Matrícula.

Da Matrícula

Forma: Presencial, mediante apresentação da documentação exigida para a matrícula;

Data e horário: as datas de matrícula, para cada semestre ou ano letivo, são fixadas em Calendário Acadêmico. Horário: 08h as 11h e 13h as 17h.

Local: no Setor de Matrícula, bloco 3P - campus Santa Mônica (para os cursos da cidade de Uberlândia), e no Atendimento ao Estudante da PROGRAD de Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas, para os cursos das cidades de Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas, respectivamente.

Documentação exigida para a matrícula: O ingressante deverá imprimir o checklist referente ao seu programa de mobilidade, disponível nesta página, e apresentá-lo, juntamente a documentação exigida para a matrícula, listada no próprio documento.

 

Importante!

Para acessar o Portal do Estudante, o ingressante, de posse do seu número de matrícula, deverá acessar o portal, e clicar em "Esqueci minha senha". A senha de acesso ao referido portal será encaminhada para o email informado no momento da matrícula.

Dúvidas sobre matrícula: acesse a página de PERGUNTAS FREQUENTES.

Caso a sua dúvida não seja contemplada nesta página, envie email para matricula@prograd.ufu.br, escrevendo no campo Assunto, onde está a sua dúvida (exemplo: problema na foto, pendência, dúvida documentação, dentre outros). Informe no email a sua dúvida, seu nome completo, curso e processo seletivo para o qual foi aprovado.

Acesse o Calendário Acadêmico da Graduação.

Legislações
Documentos