Serviço

Matrícula - Acordo Institucional (Mobilidade nacional e internacional - outras IES para UFU)

Matrícula inicial em acordos de Mobilidades Nacional e Internacional

Público alvo: estudantes regularmente matriculados em uma Instituição de Ensino Superior (IES) brasileira ou estrangeira, e, cidadãos de outros países com acordo de cooperação educacional com o Brasil.

Da Mobilidade Internacional:

A seleção dos estudantes é realizada pela Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais - DRII (www.dri.ufu.br). Dúvidas poderão ser encaminhadas para international@ufu.br.

1. Vinculo especial com a UFU (temporário): destinado a estudantes internacionais, matriculados em cursos de graduação em instituições estrangeiras parceiras da UFU, por meio dos acordos de cooperação bilaterais, acordos de cooperação de duplo diploma e dos programas específicos, para que estes realizem mobilidade em seus cursos de graduação. A duração da mobilidade destes estudantes poderá ser:

• 1 (um) ou 2 (dois) semestres acadêmicos, para cursar disciplinas e/ou realizar estágio;
  • 1 (um) ano e meio a 2 (dois) anos, para realizar o duplo diploma.

Para informações de participação nestes programas acesse: www.dri.ufu.br/servicos/mobilidade-internacional-na-ufu-para-estudantes-internacionais.

2. Vínculo regular com a UFU: destinado a estudantes de outros países participantes de programas que contemplam o estudo de toda a graduação na UFU, através do Programa PEC-G.  Para informações de participação no programa PEC-G acesse: www.dri.ufu.br/servicos/programa-de-estudantes-convenio-de-graduacao-pec-g .

Observação: Estudantes UFU interessados em participar de mobilidade internacional deverão acessar a página da Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais - DRII (www.dri.ufu.br) para informações.

Da Mobilidade Nacional :

Destinado a estudantes matriculados em curso de graduação em Universidades brasileiras, participantes do programa ANDIFES.

O vínculo do estudante com a UFU é temporário.

O programa ANDIFES de mobilidade nacional poderá ter duração de 1 (um) semestre ou 1 (um) ano letivo, podendo ser prorrogado, por no máximo, mais 1 (um) semestre, desde que justificada a impossibilidade de conclusão das atividades previstas, em que o aceite se dará em caráter excepcional, e a critério das instituições envolvidas.

A seleção dos estudantes do programa ANDIFES é realizada pela Pró-reitoria de Graduação. Para informações sobre o programa e editais de seleção, acesse http://www.prograd.ufu.br/mobilidadenacional. Dúvidas sobre processo de seleção: mobilidadenacional@prograd.ufu.br.

Da Matrícula - Ingressantes

A Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais e a Pró-reitoria de Graduação encaminharão ao Setor de Matrícula, toda a documentação dos estudantes aprovados na seleção para a Mobilidade Internacional e Nacional, respectivamente, para que a efetivação da matrícula no Sistema Acadêmico da UFU seja realizada. O Setor de Matrícula fará a conferência dos documentos recebidos e, se necessário, solicitará apresentação de documentação complementar.

Em seguida, a Coordenação do curso matrículará o estudante nos componentes curriculares que o ingressante irá cursar no seu semestre de ingresso.

A documentação exigida para a efetivação da matrícula está listada no checklist disponível nesta página, segundo o programa de mobilidade para o qual o candidato foi selecionado.

Importante!

Após a efetivação da matrícula, o estudante ingressante terá acesso ao Portal do Estudante da UFU onde terá acesso ao seu histórico escolar da UFU, por exemplo. Para acessar o portal do estudante http://www.portalestudante.ufu.br pela primeira vez, o estudante, de posse do seu número de matrícula, deverá clicar em "Esqueci minha senha". A senha de acesso ao referido portal será encaminhada para o e-mail informado no momento da inscrição do processo seletivo de mobilidade acadêmica e/ou matrícula.

É imprescindível que seja encaminhado um endereço de e-mail brasileiro do estudante, para fins de registro no sistema acadêmico. Caso contrário o estudante não conseguirá criar um e-mail UFU ou realizar o procedimento de recuperação de senha do Portal do Estudante.

Dúvidas sobre matrícula: acesse a página de PERGUNTAS FREQUENTES.

Caso a sua dúvida não seja contemplada nesta página, envie email para matricula@prograd.ufu.br, escrevendo no campo Assunto, onde está a sua dúvida (exemplo: problema na foto, pendência, dúvida documentação, dentre outros). Informe no email a sua dúvida, seu nome completo, curso e processo seletivo para o qual foi aprovado.

Você ainda poderá ter interesse em:

Calendário Acadêmico da Graduação

Catálogo de cursos de graduação ofertados

Guia Acadêmico UFU

UFU - Estudante (informações diversas na aba Estudante)

Pró-reitoria de Assistência Estudantil

Legislações

Responsável

34 3291-8938
Avenida João Naves de Ávila, 2.121 - Bloco 3P - Sala(s) s/n - Bairro Santa Mônica
Complemento:
Térreo