Expedição e Registro de Diploma

Expedição e Registro dos diplomas de graduação e pós graduação Stricto Sensu

Na Universidade Federal de Uberlândia a expedição do diploma é realizada pela equipe de Emissão de Documentos, no Setor de Assuntos Educacionais – SEAED e o registro é efetuado pela Divisão de Registro – DIREG.

Cabe ao SEAED a análise do cumprimento dos pré requisitos para conclusão do curso e da documentação necessária para colação de grau, é também atribuição desse setor a posterior montagem do processo para registro do diploma e a expedição do documento.

À DIREG cabe a avaliação final do processo e o registro do diploma.

Na Divisão de Registro são feitos os registros de todos os diplomas de graduação e pós graduação Stricto Sensu emitidos pela UFU e os registros de Reconhecimentos de Diplomas Estrangeiros.

Para registro dos diplomas emitidos pela UFU, o Seaed envia a documentação através do Sistema de Gestão - SG para a DIREG, que faz a analise e conferência gerando então o registro do diploma.

O apostilamento em diplomas já registrados na UFU também é realizado pela DIREG.

Além dos registros dos diplomas a DIREG presta informações de autenticidade e veracidade de diplomas, certificados e históricos emitidos e registrados na UFU, para as entidades de classe, empresas autorizadas para seleção de funcionários, Instituições de Ensino Superior, Exército, Polícia Militar e Polícia Civil, Instituições Públicas em geral, como Prefeituras Municipais, Secretarias Estaduais.

Requisitos

Para iniciar o processo de registro do diploma do aluno da graduação, o aluno deve ter concluído o curso, colado grau e não possuir nenhuma pendência documental e/ou acadêmica.

Para iniciar o processo de registro do diploma do aluno de pós Graduação Stricto Senso, o aluno deve ter concluído o curso e não possuir nenhuma pendência documental e/ou acadêmica. O processo só é iniciado a partir da autorização enviada pela Divisão de Apoio à Pós-Graduação - DIAPG.

ORIENTAÇÕES:

A 1ª via do diploma é emitida e registrada para todo aluno após o cumprimento dos requisitos, sem a necessidade de solicitação por parte do discente, no prazo de até 120 dias.

A solicitação de 2ª via e apostilamento são realizadas conforme descrito em serviços relacionados.

A solicitação de verificação da veracidade e autenticidade de documentos emitidos pela UFU, pode ser feita pelo e-mail: direg@ufu.br, anexando cópia legível (frente e verso) do documento a ser verificado.

Todos os novos diplomas dos cursos de graduação UFU são expedidos e registrados exclusivamente no formato digital, de acordo com a Portaria MEC n. 554/2019.

Após o registro o arquivo digital do diploma é enviado para o aluno no e-mail cadastrado em nosso sistema, Sendo assim é de extrema importancia que ao solicitar sua 2ª via, o egresso faça a atualização do seu e-mail.

Importante lembrar que o arquivo XML, enviado para o e-mail do discente, é o documento legal (DIPLOMA) e a representação visual é somente um instrumento auxiliar que possibilita a leitura do mesmo.

Ao receber as informações gruade-as em local seguro para sempre ter acesso ao seu diploma.

Os diplomas dos cursos de pós graduação Stricto Sensu, ainda são expedidos no formato de diploma físico.

Legislações
Serviços relacionados

Perguntas frequentes
Casei e alterei meu nome. Como fazer para alterar no cadastro e no diploma?

No Portal, acesse: Solicitação > Solicitações Gerais > Alteração de dados cadastrais. Anexar a Certidão de casamento.

Ex-aluno: Caso seu diploma já tenha sido registrado, deverá solicitar o apostilamento do nome atual para dinfa.dirac@prograd.ufu.br,sendo necessário encaminhar a via física do diploma.

Como atestar a veracidade e autenticidade do diploma físico?

Fazer a solicitação por e-mail para direg@ufu.br, anexando cópia do diploma.

Como saber se meu diploma está pronto (registrado)?

Você será informado por e-mail. Se necessário entre em contato com o atendimento ao aluno pelo e-mail: dinfa.dirac@prograd.ufu.br.

Depois de registrado, a UFU envia o diploma para o meu endereço?

Por questões de segurança, a UFU não envia diplomas originais por correio nem por e-mail.

Já formei e ainda não peguei meu diploma. É fornecido algum certificado com validação eletrônica?

Sim. A solicitação é realizada por e-mail para seaed@prograd.ufu.br. Anexar: RG.

Meu diploma ainda não está pronto e estou com urgência no registro. O que fazer?

Envie e-mail para seaed@prograd.ufu.br que iremos verificar se há alguma pendência para o registro. Anexar: justificativa da urgência e RG

Meu diploma já foi registrado e tenho urgência para retirá-lo. O que fazer?

Enviar e-mail para dinfa.dirac@prograd.ufu.br para realizar o agendamento. Anexar: justificativa da urgência e RG.

O diploma de graduação é feito automaticamente após a colação de grau?

Sim. A documentação do aluno deve estar correta e sem pendência documental ou acadêmica.

Alguém pode retirar o diploma por mim?

Sim, uma pessoa devidamente autorizada pode retirar o diploma. Para agendar a retirada, envie e-mail para dinfa.dirac@prograd.ufu.br a procuração, bem como a cópia de documento de identificação com foto do aluno e a cópia de documento de identificação com foto do (a) procurador (a).