Serviço

Expedição de Documentos

Emissão de documentos acadêmicos e manutenção no cadastro do estudante

O Setor de Assuntos Educacionais - SEAED, trata apenas dos assuntos relacionados aos alunos dos cursos de Graduação e pós Graduação Stricto Sensu. Entre as atribuições do Setor estão incluídas a expedição de documentos acadêmicos como históricos escolares, certificados de conclusão de curso, declarações, atestados, diplomas, apostilamentos e outros, esse trabalho é realizado pela equipe de Expedição de documentos.

Cabe também a essa equipe, o processamento das transferências, desistências oficiais, bem como a alteração, atualização de dados cadastrais dos discentes, além de prestar informações e esclarecimentos quanto às questões pertinentes à situação acadêmica do discente, respeitando a lei de sigilo de dados – Lei nº 12.527/2011.

Orientações

1- As solicitações de documentos devem ser efetuadas pelo próprio aluno, ou ex-aluno, EXCLUSIVAMENTE por meio dos canais oficiais a saber: Portal do estudante, para alunos com vínculo e  e-mail do setor, para ex-alunos.

 

2- O prazo de resposta às solicitações de documentos é de até 5 dias uteis.

 

3- As solicitações de alteração de dados cadastrais, devem vir acompanhadas do documento que justifica a alteração. Os dados pessoais, são alterados, somente mediante apresentação da certidão de registro civil.

 

4- As solicitações de transferência e desistência dos alunos da Graduação, são recebidas exclusivamente pelo Portal do Estudante e uma vez processadas o aluno perde o vínculo com a instituição, portanto seguem algumas informações importantes:

4.1- Se você foi aprovado em processo seletivo de transferência, antes de solicitar a transferência certifique-se de efetuar sua matrícula na outra instituição. Caso esteja matriculado em algum componente curricular, na UFU no semestre corrente, o mesmo será excluído do histórico. Caso queira aproveitar as disciplinas, aguarde o encerramento do semestre e o lançamento de notas.

4.2- Antes de solicitar a desistência certifique-se de que não há a possibilidade de trancamento geral com manutenção de vínculo. Caso esteja matriculado em algum componente curricular, no semestre corrente, o mesmo será excluído do histórico. Caso queira aproveitar as disciplinas, aguarde o encerramento do semestre e o lançamento de notas.

 

5- A Universidade não compartilha dados de alunos com terceiros.

 

Legislações



Perguntas frequentes
Como está sendo feito o atendimento na DIRAC durante a pandemia?

O atendimento está sendo realizado por e-mail ou, caso necessário, via agendamento presencial. Você encontra os e-mails na página de cada setor.

Aluno com vínculo tem qual meio para fazer suas solicitações?

Via Portal do Estudante. No Portal, acesse: Solicitação> Solicitações Gerais.

Escolha a opção desejada e verifique a necessidade de anexar documentos.

Sou aluno com vínculo e preciso de um atestado de matrícula com validação eletrônica?

Aluno com vínculo tem acesso ao atestado de matrícula no Portal do Estudante.

No Portal, acesse: Relatórios > Atestado de Matrícula – Validável.

Ex-aluno tem qual meio para fazer suas solicitações?

O atendimento é realizado somente via e-mail: seaed@prograd.ufu.br. Anexar RG, porém para ementa de disciplina, 2ª via de diploma ou retirada de diploma o atendimento presencial deve ser agendado no e-mail: dinfa.dirac@prograd.ufu.br

Já formei e ainda não peguei meu diploma. É fornecido algum certificado com validação eletrônica?

Sim. A solicitação é realizada por e-mail para seaed@prograd.ufu.br. Anexar: RG.

Alguém pode retirar o diploma por mim?

Sim, desde que autorizado pelo(a) Titular por meio de uma procuração simples. Para retirar o diploma o(a) procurador(a) deve levar:
- Procuração simples impressa (não precisa autenticar no cartório) assinada e datada pelo titular do diploma;
- Cópia impressa do documento com foto (do titular do diploma) - frente e verso.
- Documento de identificação original do procurador, com foto. Este documento deverá ser apresentado para averiguação da procuração.

Como solicitar meu histórico escolar com validação eletrônica?

Aluno com vínculo tem acesso ao histórico no Portal do Estudante.

No Portal, acesse: Relatórios>Histórico Escolar – Validável

Ex-aluno: Fazer a solicitação por e-mail para seaed@prograd.ufu.br. Anexar: RG.

Qual o prazo para eu receber os documentos acadêmicos no meu e-mail?

Em média 5 dias úteis, podendo ser estendido caso demande desarquivamento da pasta do aluno no arquivo central.

Qual o prazo para registro do diploma da graduação?

O prazo é de até 120 dias, após a colação de grau.

Casei e alterei meu nome. Como fazer para alterar no cadastro e no diploma?

No Portal, acesse: Solicitação > Solicitações Gerais > Alteração de dados cadastrais. Anexar a Certidão de casamento.

Ex-aluno: Caso seu diploma já tenha sido registrado, deverá solicitar o apostilamento do nome atual para dinfa.dirac@prograd.ufu.br,sendo necessário encaminhar a via física do diploma.

Há um erro no cadastro dos meus dados pessoais. O que fazer?

No Portal, acesse: Solicitação > Solicitações Gerais > Alteração de dados cadastrais. Anexar a Certidão de nascimento/casamento.


Responsável