Serviço

Estágio EXTERNO

Estágios externos - obrigatório e não obrigatório - realizados fora da UFU

 

O Estágio Externo -  realizado fora da UFU - é ato educativo escolar supervisionado. São condições para que o estudante possa realizar o estágio: estar regularmente matriculado e frequente em curso de graduação da UFU e atender as Normas Gerais de Estágio de Graduação da UFU e as Normas Complementares de estágio do curso de graduação ao qual está vinculado.

O Estágio Externo poderá ser:  

- Estágio Obrigatório é aquele definido como tal no Projeto Pedagógico do Curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma;

- Estágio Não-Obrigatório é aquele desenvolvido como atividade opcional e, poderá ser utilizado para integralizar a carga horária de atividades complementares do curso, desde que previsto nas Normas Complementares de Estágio do curso.

__________________________________________________________________________________________________

Orientações para a formalização dos Estágios Obrigatório e Não Obrigatório.

Passo 1 - O estudante deverá ler as Normas Complementares de Estágio do curso ao qual está vinculado e na sequência procurar a Coordenação de Estágio do seu curso para orientações.

Passo 2- Preencher o Termo de Compromisso de Estágio (TCE). O TCE Individual é usado para estágios realizados por um estudantes e TCE Coletivo é usado para estágios realizados no mesmo local por um grupo de estudantes.

- No Termo de Compromisso de Estágio (TCE) utilizado pela UFU está contido o Plano de Atividades.

- Os documentos devem ser assinados pelo estudante, coordenador de estágio ou professor orientador, responsável legal pela concedente e supervisor de estágio na concendente.

- As assinaturas devem ser realizadas, preferencialmente, via Portal do Governo Federal Gov.br.

Passo 3Para estágios realizados por grupo de estudantes no mesmo local, utlizar o Termo de Compromisso de Estágio (TCE) Externo Obrigatório - (Coletivo)  e preencher a Planilha de Dados dos Estudantes para Estágios Coletivo e enviá-la juntamente com o TCE.

- Ressalta-se que o Termo de Compromisso de Estágio Externo (Coletivo) deve ser utilizado quando o grupo de esstudantes fizerem estágios na mesma empresa Concendente e tendo a mesma carga horária semanal de estágio, professor orientador na UFU, supervisor na concedente e mesmo período de inicio e término de estágio.

Passo 3 - O Coordenador de estágio deve enviar o Termo de Compromisso de Estágio (TCE) ao Setor de Estágio, via e-mail, estagio@prograd.ufu.br, para a análise e assinatura da Universidade.

Passo 4 - O Setor de Estágio devolverá os documentos para a Coordenação de Estágio.

Passo 5 - O Coordenador de Estágio deverá enviar os documentos aos interessados.

__________________________________________________________________________________________________

Descrição dos Documentos para Formalização do Estágio:

O Termo de Compromisso de Estágio (TCE) é um acordo estabelecido entre o estudante, a empresa concedente do estágio e a Universidade Federal de Uberlândia, tanto para estágios obrigatórios com não obrigatório. 

- O Termo de Compromisso de Estágio (TCE) Externo (Individual) deve ser utilizado quando o estágio, fora da UFU, for realizado por apenas um estudante. 

- O Termo de Compromisso de Estágio (TCE) Externo (Coletivo) deve ser utilizado nos casos em que um grupo de estudantes realizará o estágio no mesmo local, ou seja, o estágio possui os mesmos dados, são eles: empresa Concendente, carga horária semanal de estágio, professor orientador na UFU, supervisor na concedente e mesmo período de inicio e término de estágio.

Planilha de Dados dos Estudantes para Estágios Coletivo deve ser enviada juntamente com o Termo de Compromisso de Estágio (TCE) Coletivo

- O Plano de Atividades de Estágio Externo (Individual) ou (Coletivo) deve ser anexado ao Termo de Compromisso de Estágio nos casos em que a Empresa Concendente ou Agente de Integração utilizam os seus próprios modelos de Termos de Compromisso e estes não disponham de Plano de Atividades inclusos.

- O Aditivo ao Termo de Compromisso de Estágio (Individual) ou (Coletivoé um complemento ao Termo assinado inicialmente em que se precise fazer alguma alteração no contrato inicial.

- O Termo de Rescisão de Estágio (Individualou (Coletivodeve ser utilizado quando é necessário encerrar o estágio antes da data de término acordada inicialmente.

- O Termo de Comprometimento para Pendência de Documento deve utilizado quando houver alguma informação pendente passível de aguardar para envio futuro. Neste Termo o estudante se compromete a enviar posteriormente ao inicio do estágio o Termo de Compromisso de Estágio (TCE) completo e com todas as assinaturas para dar continuidade ao seu estágio.

- O Modelo de Relatório de Atividades de estágio é uma sugestão do Setor de Estágio para as Coordenações de Estágio, que deverão armanezá-los.

- Commitment Agreement For Mandatory Internship é o Termo de Compromisso de Estágio Externo na versão língua inglesa a ser utilizado em Estágio no exterior.

Observações: Todos os documentos devem seguir as mesmas orientações citadas acima para a formalização do estágio. 

Documentos