Unidade organizacional

PROSSIGA
Diretoria de Ensino
30/03/2016 - 16:32 - atualizado em 05/06/2020 - 09:25

O PROSSIGA - Programa Institucional de Graduação Assistida é um conjunto de subprogramas que têm como foco o combate assertivo à retenção e à evasão nos cursos de graduação da Universidade Federal de Uberlândia – UFU. O PROSSIGA está vinculado à PROGRAD (DIREN).

SUBPROGRAMAS DO PROSSIGA:

PROCOR - Combate à Retenção e Evasão Subprograma do PROSSIGA (Programa Institucional de Graduação Assistida), o PROCOR, tem a finalidade de: apoiar propostas pedagógicas e administrativas que visam o combate à retenção e evasão nos cursos de graduação da UFU; estimular a melhoria do ensino da graduação por meio do desenvolvimento de novas práticas e experiências pedagógicas no âmbito das disciplinas; apoiar financeiramente, por meio de bolsas de graduação aos estudantes, os projetos que objetivam desenvolver atividades, metodologias e práticas pedagógicas inovadoras, ampliando as oportunidades de estudos, com possibilidade de impacto na aprendizagem e nos índices de retenção e evasão na área, podendo ser: cursos de nivelamento, cursos de reforço, minicursos, atendimentos individuais e/ou em pequenos grupos, formação de grupos de estudo, produção de materiais de estudo, apoio de ensino a distância para disciplinas presenciais, monitorias, tutorias, acompanhamento do rendimento dos estudantes, dentre outras.

PROLAB - Laboratórios de Ensino de Graduação Subprograma do PROSSIGA (Programa Institucional de Graduação Assistida), o PROLAB, tem a finalidade de: financiar propostas que visam a melhoria das condições de funcionamento dos laboratórios de ensino de graduação das Unidades Acadêmicas da UFU; apoiar propostas pedagógicas e administrativas que visam o combate à retenção e evasão nos cursos de graduação da UFU; estimular a melhoria do ensino da graduação por meio do desenvolvimento de novas práticas e experiências pedagógicas no âmbito dos componentes curriculares; apoiar financeiramente projetos que objetivam desenvolver atividades, metodologias e práticas pedagógicas inovadoras, ampliando as oportunidades de estudos, com possibilidade de impacto na aprendizagem.

COMITÊ PROSSIGA:

• Acompanha o desenvolvimento das ações propostas e aprovadas nos projetos do Programa Institucional da Graduação Assistida - PROSSIGA;
  • Avalia de forma processual os projetos em sua execução, bem como os resultados obtidos pelos estudantes contemplados nas disciplinas envolvidas.

São nomeados membros deste Comitê os servidores e discente:

1. Guilherme Saramago de Oliveira (Diretor de Ensino);
  2. Waléria Furtado (Coordenadora do PROSSIGA);
  3. Alessandra Riposati Arantes (Instituto de Física)
  4. Mical de Melo Marcelino (FACIP Campus Pontal)
  5. Gustavo de Lima Prado (FAMAT Campus Monte Carmelo)
  6. Diego Leoni Franco (Instituto de Química Campus Patos de Minas);
  7.  (Discente)