Unidade organizacional
Divisão de Cadastro e Regulação (Dicar)
Dicar
Portal PROGRAD
22/03/2016 - 15:35 - atualizado em 11/12/2023 - 16:24
Competência:
A Divisão de Cadastro e Regulação (Dicar) é uma das divisões da Diretoria de Ensino (DIREN), da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), que atende assuntos relacionados aos cadastros dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação da UFU e da Escola Técnica de Saúde (Estes). A Divisão também é responsável por assuntos pertinentes ao Enade, Renovação do Terço no CREA e a regulação dos cursos de graduação e especialização na plataforma e-MEC.
Principais atividades:
- Dar suporte à Pró-Reitoria de Graduação, demais Pró-Reitorias, Diretoria de Ensino e às divisões da Diretoria de Ensino em atendimentos, assuntos e processos que, de alguma forma, se relacionam aos cadastramentos dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação da UFU e assuntos relacionados à parte acadêmica dos cursos (modalidades presencial e a distância) e da Escola Técnica de Saúde (ESTES), ENADE e regulação do MEC;
- Analisar solicitações das Coordenações de Cursos de Graduação em conformidade com as legislações vigentes, quanto aos procedimentos adequados para realização de cadastro e criação de cursos, reformulações e alterações curriculares dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação, nas modalidades presencial e a distância e da Escola Técnica de Saúde (ESTES);
- Registrar os Projetos Pedagógicos e as reformulações/alterações curriculares no Sistema de Informações para o Ensino (SIE) ou no Sistema de Gestão (SG), bem como cadastrar currículos dos Cursos de Graduação e da Escola Técnica de Saúde (ESTES);
- Acompanhar e organizar documentos para Renovação do Registro de Instituição de Ensino/Entidade de Classe (“renovação do terço”) no CRE;
- Acompanhar e inserir os dados institucionais do Recredenciamento Institucional no sistema e-MEC;
- Abrir demandas no MEC para resolver problemas gerais relacionados a dados sobre a regulação dos cursos de graduação ou dados institucionais;
- Cadastrar as portarias de atos regulatórios no SG;
- Atualizar informações dos cursos de graduação, em relação aos status (ativo, suspenso ou em extinção), tendo respaldo em documentação institucional recebida;
- Realizar cadastros no SG quanto a processos SEI relacionados à criação de curso, reformulações curriculares, inclusão e criação de disciplinas, inclusão e exclusão de prérequisitos e correquisitos, inclusão e exclusão de equivalências, criação de atividades acadêmicas complementares e criação de tópicos especiais;
- Solicitar aumento ou redução de vagas no Sistema e-MEC;
- Criar e encerrar cursos de especialização no Sistema e-MEC;
- Criar Auxiliares Institucionais no e-MEC;
- Oferecer treinamento aos coordenadores para preenchimento dos Formulários Eletrônicos de Avaliação (Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Curso);
- Orientar os Coordenadores de Cursos de Graduação sobre os procedimentos previstos no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) para os processos de avaliação externa, a partir de inserção de informações no Cadastro do eMEC e recebimento de comissão in loco;
- Acompanhar as avaliações in loco dos Cursos de Graduação para os Processos de Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento dos Cursos, subsidiando as Coordenações e Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) durante a visita;
- Divulgar a nota obtida pelo curso na avaliação in loco e o relatório de avaliação para a coordenação do curso, direção da unidade acadêmica, diretor de ensino, PróReitoria de Graduação, biblioteca, CPA e DIRCO;
- Orientar os coordenadores quanto às informações constantes do edital do ENADE;
- Manter atualizada planilha de dados dos cursos de graduação, nas modalidades presencial e a distância, conforme as aprovações dos Conselhos Superiores;
- Orientar coordenadores e secretários de curso nos processos relacionados à equivalência e inclusão de optativas que contêm observação no PPC do curso e realizar o cadastro;
- Auxiliar a Procuradora Institucional na atualização do cadastro dos cursos de graduação no Sistema e-MEC após as aprovações dos processos no âmbito dos Conselhos Superiores;
- Acompanhar a divulgação de atos regulatórios no Diário Oficial da União (DOU);
- Manter atualizada planilha de atos regulatórios dos cursos de graduação e pasta impressa em que constam as portarias dos cursos;
- Manter atualizados os nomes e dados pessoais dos coordenadores dos cursos na plataforma e-MEC;
- Solicitar organização documental à Diretoria de Ensino, quando necessário, referente aos status dos cursos de graduação (ativo, suspenso ou em extinção), nas modalidades presencial ou a distância para atualização no Sistema e-MEC;
- Inserir a avaliação dos avaliadores do INEP na plataforma e-MEC após a visita in loco;
- Conferir cursos e endereços disponibilizados anualmente no site do ENADE e enquadrar os cursos participantes;
- Auxiliar os coordenadores dos cursos de graduação em relação a questões sobre alunos irregulares no ENADE.
Equipe:
- Adriana Borges de Paiva - Técnica em Assuntos Educacionais (Supervisora e Procuradora Educacional Institucional)
- Mônica de Faria e Silva - Pedagoga (Coordenadora)
- Renato Augusto de Assis Silva - Pedagogo
- Ana Lúcia Vaz - Colaborada Terceirizada
- Bruno Pacheco Oliveira Sousa - Colaborador Terceirizado
- Inglide Santos Silva - Colaboradora Terceirizada
- Nhadilla Gomes de Caldas Silva - Colaboradora Terceirizada
- Vinicios Mortilho Hortolan - Estagiário
Unidade Organizacional Superior:
Endereço:
Campus Santa Mônica - Uberlândia-MG - CEP 38408-144
Prédio da Reitoria
A sala 3P 012 fica no térreo do prédio da Reitoria, 1º corredor à direita, 4ª sala do lado direito (placa de identificação Dicar)
Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h (exceto feriados)