PROGRAD

Programa de Licenciaturas Internacionais - PLI

O Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) consiste numa iniciativa de oportunizar aos licenciandos das universidades brasileiras o seu enriquecimento cultural e profissional, a partir do intercâmbio entre sujeitos de diferentes localidades e nacionalidades, especificamente, em universidades portuguesas e francesas. Nesse sentido o PLI visa estimular projetos de melhoria do ensino e da qualidade na formação inicial de professores, nas áreas de Biologia, Educação Física, Física, Matemática, Português e Química, promovendo o intercâmbio de estudantes de graduação em licenciaturas, em nível de graduação sanduíche, com a possibilidade de obtenção de dupla diplomação.

Objetivos:

- Propiciar aos licenciandos uma formação diferenciada, de maneira que eles aprendam, desde sua formação inicial, a lidar com a diversidade sociocultural e com uma educação mais ampla;

- Aperfeiçoar o ensino na educação básica e a qualidade na formação inicial de professores;

- Ampliar a formação de docentes para o ensino básico no contexto nacional;

- Apoiar a formulação e implementação de novas diretrizes curriculares para a formação de professores, com ênfase no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

Legislações

Perguntas frequentes
Como participar do Programa de Licenciaturas Internacionais?

Professores e estudantes dos cursos de licenciatura da UFU interessados em participar do Programa deverão ficar atentos aos requisitos apontados pelos editais da CAPES quanto ao perfil que atenda às especificidades do Programa.

Quais Universidades são conveniadas com o Programa de Licenciaturas UFU?

O edital da CAPES aponta para quais universidades portuguesas e francesas o estudante poderá fazer a mobilidade.

Quem devo procurar para resolver questões relacionadas ao PLI: a Divisão de Relações Internacionais Interinstitucionais (DRII) ou a Divisão de Licenciatura (DLICE)?

A Divisão de Licenciatura (DLICE) deverá ser procurada por ser o espaço que trabalha com todos projetos/programas/ações relacionados aos cursos de licenciatura da UFU, estando o PLI entre eles.