Serviço

Educação em Prosa - IV Encontro

Educação em Prosa - IV Encontro 18/12/2012


Mousse Cake

Local: Restaurante Mousse Cake Center Shopping 
Av. João Naves de Ávila, 1331 
Bairro Tibery - Uberlândia - MG 


Tema: Docência Universitária: nossos desafios

O exercício docente no Ensino Superior é um desafio posto em nossa lida cotidiana e que instiga à reflexão, discussão e problematização de práticas vivenciadas nas diferentes áreas de conhecimento. Por um lado, nós docentes, somos desafiados a relacionar saberes científicos com saberes didáticos e possibilitar o processo de ensino e aprendizagem, por outro lado as novas exigências de um mercado de trabalho mais competitivo, modificou o perfil do aluno para um indivíduo imediatista em que o conhecimento bom é aquele que deve ser entregue o mais rápido e de forma mais condensada. Outros questionamentos envolvem esse contexto em que professores são formados e qualificados para uma imersão na pesquisa e conclui-se que, se ele pesquisa a área, consequentemente será um bom professor. Será que uma coisa garante a outra? Como trabalhar para diminuir esse distanciamento? Quais são as motivações dos alunos diante da universidade? O que os impelem a estudar, dedicar tempo a leitura, investigação e desafiar o conhecimento e suas habilidades? Como lidar com os alunos que não respeitam a relação docente-discente, discente-discente e o próprio espaço coletivo e democrático do conhecimento? Esses e outros desafios profissionais e pessoais podem ser compartilhados com a troca de experiências entre docentes, inclusive de áreas diferentes, pois o que aproxima o docente é o zelo em ensinar e também em aprender.

 

Componentes da mesa:

 

Profa. Dra. Kênia de Fátima Carrijo

Profa. Dra. Kênia de Fátima Carrijo


Possui Graduação em Medicina Veterinária (2005) pela Universidade Federal de Uberlândia, Mestrado (2007) e Doutorado (2012) em Medicina Veterinária, na área de concentração em Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal pela Universidade Federal Fluminense. É especialista em Tecnologia de Carnes e Derivados e Inspeção Higiênico-sanitária de carnes e derivados (bovinos, suínos, equídeos, ovinos e caprinos) pelo Colégio Brasileiro de Médicos Veterinários Higienistas de Alimentos - CBMVHA (2011) e especialista em Processamento e Controle de Qualidade de carne, leite e ovos pela Universidade Federal de Lavras – UFLA (2011). Desenvolveu seu doutorado sobreos diferentes métodos de diagnóstico de patógenos que causam a condenação e depreciação de carcaças de suínos na inspeção sanitária em matadouros frigoríficos. É professora Adjunta da Faculdade de Medicina Veterináriada Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência nas áreas de Tecnologia, Inspeção e Controle de qualidade de produtos de origem animal, epidemiologia de zoonoses transmitidas por alimentos e patologias de animais de abate, com ênfase em Pneumonia Enzoótica Suína e Doenças associadas ao Circovírus Suíno tipo 2 (PCV2). Atualmente ministra a disciplina de Tecnologia de Carnes e Derivados para o curso de graduação em Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia.

 

Profa. Dra. Mônica Camargo Sopelete

Profa. Dra. Mônica Camargo Sopelete


Possui Graduação em Medicina Veterinária (1989) pela UNESP-Jaboticabal e Mestrado (2000) e Doutorado (2005) em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pela Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolveu seu doutorado sobre caracterização dos alérgenos de pólen de azevém. É professora Adjunta do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de alergia e parasitologia humanas e divulgação científica na área de imunologia do leite materno humano. Atualmente ministra as disciplinas Imunologia para os cursos de graduação em Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição da Universidade Federal de Uberlândia.

 

Profa. Dra. Núbia Saad Ferreira

Profa. Dra. Núbia Saad Ferreira


Possui graduação em Engenheira Civil pela UFU (1996); mestrado em Engenharia de Estruturas pela Escola de Engenharia de São Carlos - EESC-USP (1999); e Doutorado em Engenharia Mecânica pela UFU (2012), na área de concentração “Mecânica dos Sólidos e Vibrações”. Atualmente, realiza pós-doutorado no “Laboratório de Mecânica de Estruturas Prof. José Eduardo Tannús Reis” (LMEst-FEMEC-UFU), pesquisando sobre segurança estrutural de sistemas reticulados tridimensionais. Atuou como professora substituta na FECIV-UFU (de 1999 a 2001) e como professora da UNIUBE-Uberlândia (de 2004 a 2009). Neste período, implementou projeto de recuperação de aprendizagem nos cursos de graduação em engenharias (Ambiental, Civil, Computação, Elétrica e Produção). Tem experiência na elaboração de material didático para ensino de graduação em engenharia na modalidade EAD. Atua em: análise de sistemas estruturais, projetos de estruturas reticuladas para coberturas, sensibilidade e confiabilidade estruturais.

 

Profa. Dra. Simone Maria Ávila Silva Reis

Profa. Dra. Simone Maria Ávila Silva Reis


Possui Graduação em Odontologia (1983) e Especialização em Prótese Dentária (1986) pela UNIFAL (antiga EFOA), Mestrado em Educação pela UNITRI (2002), Mestrado em Odontologia pela FOUFU (2006) e Doutorado em Educação pela FACED/UFU. Desenvolveu sua pesquisa de doutorado sobre formação, saberes e práticas pedagógicas dos professores de Odontologia. É professora Adjunta da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência nas áreas de Prótese Dentária, Clínicas Odontológicas, Docência no Ensino Superior. Atualmente ministra as disciplinas URIAE VI - Prótese Removível Parcial e Total; Estágio Supervisionado 9 e UCEI (Clínicas Integradas) 3 e 5.

 

Profa. Dra. Diva Souza Silva

Mediadora: Profa. Dra. Diva Souza Silva


Possui Graduação em Pedagogia (1995), Mestrado em Comunicação Social (2002) e Doutorado em Educação (2010) pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Desenvolveu seu doutorado sobre a formação de professores de Matemática na modalidade de educação a distância. Investiga a formação docente, didática, Tecnologias de Informação e Comunicação na relação com a educação e a EaD. É professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Didática, gestão educacional e EaD. Atualmente ministra as disciplinas de Didática II e Estágio I no curso de Pedagogia.

FOTOS





Público-alvo: 
Assunto: