Educação em Prosa - III Encontro

Educação em Prosa - III Encontro 23/11/2012

Local: Center Convention Sala A4 (Center Shopping)
Av. João Naves de Ávila, 1331, Piso C
Bairro Tibery – Uberlândia – MG

Tema: A engenharia na educação de todos os cidadãos.

A ligação entre a engenharia e a inovação pode ser razoavelmente evidente para o público em geral. No entanto, a ligação entre a educação básica, a engenharia e a inovação é possivelmente muito menos evidente. Um número crescente de estudos sobre inovação, competitividade e democracia tem mostrado que é necessário analisar o sistema de formação de recursos humanos para a inovação a partir de uma perspectiva integral. Não basta educar as elites dos pesquisadores e engenheiros para promover a inovação. Dois de nossos livros, juntamente com rico apoio documental nos EUA e Europa, ajudam a demonstrar a importância de a engenharia se preocupar e participar ativamente de uma educação para todos. Para nós, a responsabilidade das Faculdades de Engenharia não se limita à formação de engenheiros e a participação das Faculdades de Engenharia na educação para todos não é uma necessidade só para as engenharias, mas uma necessidade para as nações. Enquanto nos EUA e Europa, cada vez mais se trabalha numa perspectiva multidisciplinar na educação para todos, nos países em desenvolvimento, a educação continua a ser um monopólio das ciências da educação e, em boa medida das associações pedagógicas, numa clara desconsideração das conclusões sobre ensino que disciplinas de outras áreas têm produzido por mais de duas décadas e das lições que foram dadas por países com um alto nível de desempenho em educação.

Convidado: Prof. Dr. Ismael Mauricio Duque Escobar

Prof. Dr. Dagoberto José

Engenheiro Eletricista, Mestre em Engenharia Elétrica na área de Controle Automático e Doutor em Engenharia. Consultor do Ministério da Educação Nacional da Colômbia, consultor do Instituto Para a Avaliação na Colômbia - ICFES. Fundador de uma iniciativa nacional para o ensino de ciências baseado em investigação. Possui publicações em educação em ciências, em temas como o ensino de engenharia, inovação, desenvolvimento acadêmico dos docentes em engenharia.

Mediadores: Dr. Ricardo Malagoni

Simone Tiemi Hashiguti

Possui Graduação (2003), Mestrado (2006) e Doutorado (2010) em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolveu seu Pós-doutorado Prodoc sobre um estudo experimental e de simulação sobre a fluidodinâmica e aplicações do leito de jorro no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFU (2011). É professor Adjunto da Faculdade de Engenharia Química da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Termodinâmica Química e Processos de Separação, atuando principalmente nos seguintes temas: solubilidade de compostos orgânicos em água e em mistura de solventes; sistemas aquosos diluídos; entalpia de vaporização; técnicas de extração e purificação; cristalização; utilização de leito vibrado e leito de jorro no desenvolvimento de processos químicos. Atualmente ministra as disciplinas de Tecnologia de Fertilizantes e Tópicos Especiais em Operações Unitárias no curso de Engenharia Química e a disciplina de Operações Unitárias no curso de Química Industrial.

Mediadores: Dra. Luciane Ribeiro

Simone Tiemi Hashiguti

É doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP ( 2011) - UNICAMP, mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2004) e graduada em Matemática pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG (1987), graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG (1997). Atualmente é professora adjunta na Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP / UFU no curso de Pedagogia. Desenvolve trabalhos relacionados à pesquisa e extensão ligados a implementação da Lei 10.639/03 e educação das relações étnicoraciais. Tem experiência na área de Educação como: Professora regente da Educação Infantil e séries iniciais ( trabalho com alfabetização e letramento); Diretora escolar ( escola pública municipal e particular); Professora univesitária com ênfase em Currículos específicos para níveis e tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização e letramento, literatura infantil, jogos e brincadeiras, multiculturalismo, formação do educador, educação das relações étnico-raciais, implementação da Lei 10.639/03 e práticas educativas. Milita no movimento negro através da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares - FUMZUP e Curso Pré-vestibular para negros/as e carentes - PREVESTI.