Educação em Prosa - I Encontro

Local:    Café Mousse Cake
  Rua: Tirandentes, 300
Bairro Fundinho, Uberlândia - MG

Tema: Estados e sociedades da(s) Africa(s) na geopolítica dos saberes.

Neste encontro, o Prof. Dr. Clemens Zobel fará uma reflexão sobre a(s) Africa(s) na geopolítica dos saberes num mundo de globalização econômica e mediática, de relações pós-coloniais, de diásporas e de migrações. Ele questionará a existência dos Estados e das sociedades da(s) Africa(s) enquanto objetos das ciências sociais e o papel que a ciência e outros saberes têm no desenvolvimento do continente, estabelecendo uma ponte com a discussão sobre a relevância que os saberes da(s) Africa(s) têm no contexto do ensino superior brasileiro.

Convidado: Prof. Dr. Clemens Zobel

Prof. Dr. Clemens Zobel

Clemens Zobel é Professor Associado de Ciência Política na Université Paris VIII e investigador no Centro de Estudos Sociais - CES, onde faz parte do Núcleo de Estudos de Democracia, Cidadania Multicultural e co-coordena o programa de doutorado "Democracia no século XXI". Zobel também é membro do Centro de Estudos Africanos da Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Paris. Zobel é Doutor em Antropologia pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Paris e pela Universidade de Viena, Áustria.

Mediadora: Profa. Dra. Maria Vieira

Maria Vieira

Maria Vieira possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia(1989), especialização em Sociologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (1995), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e pós-doutorado em educação pela Université Paris X (2011), como bolsista sênior do CNPq. É pesquisadora associada ao Centre de Recherches Sociologiques et Politiques de Paris (CRESPPA) e coordenadora do Grupo de Pesquisa Polis - Políticas, Educação e Cidadania (UFU), com financiamento pela FAPEMIG. Vieira é Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia com atuação no Curso de Pedagogia e nos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação desta mesma instituição.Tem experiência na área de Educação, com ênfase e publicaçôes nos seguintes temas: trabalho docente; gestão escolar; reformas educacionais; relação público-privado e políticas curriculares.