Colação de Grau

Colação de Grau é o ato oficial, público, solene e obrigatório promovido pela UFU, em que se celebra a concessão de título obtido pelo estudante por haver integralizado o currículo do curso de graduação.

A colação de grau pode ser presencial ou remota, em ambos os casos o ato é firmado pela assinatura do discente em ata.

Para evitar transtornos, é necessário que o discente acompanhe as anotações na capa do histórico, pois todas as pendências são registradas lá. Também é possível gerar o ofício de pendência pelo Portal do Estudante.

Existem três possibilidades de agendamento de colação de grau:

1- Colação de grau Unificada: ocorre após o encerramento do semestre letivo, no período programado no calendário acadêmico.

2- Colação de grau especial: ocorre nas datas informadas no calendário acadêmico.

3- Colação de grau antecipada: não está prevista no calendário acadêmico, é oferecida somente ao discente que tenha urgência comprovada (Ex. nomeação em concurso público, aprovação em Processo Seletivo de pós graduação).

Requisitos

Para cada um dos três tipos de colação de grau, há alguns requisitos a serem cumpridos:

1- Colação de grau Unificada: Podem participar dessa colação de grau todos os alunos informados pela coordenação do curso, que cumpriram os requisitos para conclusão do curso, não possuem pendência, e confirmaram sua participação no evento até a data divulgada a cada semestre.

2- Colação de grau especial: Podem participar dessa colação de grau todos os alunos que cumpriram os requisitos para conclusão do curso, não possuem pendência, realizaram a solicitação no prazo estabelecido no calendário e tiveram sua solicitação deferida.

3- Colação de grau antecipada: Podem participar dessa colação de grau todos os alunos que cumpriram os requisitos para conclusão do curso, não possuem pendência, realizaram a solicitação e tiveram sua solicitação deferida, conforme Portaria PROGRAD nº 146, de 11 de maio de 2022.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

A Resolução nº 53 de 19/05/2022 do Conselho de Graduação (CONGRAD) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) estabelece normas referentes à organização das Solenidades Oficiais de Colação de Grau dos discentes concluintes dos Cursos de Graduação da UFU.

Essa resolução estabelece que ficam vedadas na UFU as cerimônias de Colação de Grau festivas ou simbólicas, desde o 1º semestre de 2016 e impede a participação de servidores da UFU como representantes da Instituição nas cerimônias festivas ou simbólicas.

Na Solenidade Oficial de Colação de Grau é atribuído caráter público e acadêmico à Colação de Grau realizada pela UFU e busca-se assegurar a participação em igualdade de condições a todos concluintes.

Em caso de esclarecimentos entre em contato pelos e-mails:

secdiren@prograd.ufu.br

cerimonial@ufu.br

seaed@prograd.ufu.br

34 3291-8929
Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bloco 3P - Sala(s) Térreo (Reitoria) - (última sala à esquerda) - Bairro Santa Mônica
De segunda a sexta das 8h às 12h e 13h às 17h (exceto feriados)

34 3291-8938
Avenida João Naves de Ávila, 2.121 - Bloco 3P - Sala(s) s/n - Bairro Santa Mônica
Térreo
Segunda a sexta das 8:30 às 12h / 13h às 17:30