Serviço

Análise Acadêmica

Verificação de dados necessários para cumprimento das exigência para colação de grau

A equipe de Análise Acadêmica do Setor de Assuntos Educacionais - SEAED, atua como suporte à coordenação dos cursos na identificação de pendências relacionadas a integralização do curso e ao cumprimento das exigências para colação de grau. A partir da lista dos alunos aptos a colar grau, enviada pela Coordenação do Curso, a equipe de Análise Acadêmica realiza a conferência e revisão dos requisitos acadêmicos para obtenção do grau, tais tempo de curso, equivalências, dispensas e regularidade no Enade.

Não é atribuição desse setor o acompanhamento da vida acadêmica do estudante.

Cabe a essa equipe também a conferência dos dados dos documentos enviados para processamento e que comporão o processo de Registro de diploma, bem como o lançamento dos dados de regularidade no Enade, da defesa de Monografia, Dissertação, estágio supervisionado, defesa do Trabalho de Conclusão de curso e afins.

São executados nesse setor os processamentos de Regime acadêmico excepcional, permanência de vínculo e dados de integralização de atividade complementar. Os modelos de documentos para processamento estão anexos.

1- Integralização curricular em tempo inferior ao mínimo é o processo que permite ao discente a antecipação de conclusão de curso.

       1.1- O processamento é realizado com base na Decisão Administrativa emitida pelo Conselho da Unidade, após parecer da Prograd e do Colegiado do curso.

 

2- Regime acadêmico excepcional é o regime aplicável aos estudantes em Programas de Mobilidade Acadêmica Internacional, nos semestres em que o calendário acadêmico da UFU não coincida com o calendário acadêmico da instituição de destino.

       2.1- O regime acadêmico excepcional é lançado nos registros do aluno, a partir do ofício enviado pela coordenação.

 

3- Permanência de vínculo é a situação em que o provável formando de um curso que oferece mais de uma habilitação, modalidade ou certificado de estudos, solicita a manutenção de seu vínculo com o curso para conclusão de nova habilitação ou modalidade.

       3.1- O processamento da permanência é solicitado pela coordenação do curso via ofício.

 

4- Integralização de atividades complementares é o documento enviado quando o último componente curricular no histórico do discente é a atividade complementar. Essa informação compõe o processo de registro de diploma, uma vez que pode definir a data de conclusão do curso.

       4.1- A data de integralização das atividades complementares é registrada no cadastro do discente, a partir dos dados informados em ofício enviado pela coordenação.

Legislações
Documentos