PROGRAD

Programa Institucional de Graduação Assistida - PROSSIGA

PROSSIGA

O PROSSIGA - Programa Institucional de Graduação Assistida é um conjunto de subprogramas que têm como foco o combate assertivo à retenção e à evasão nos cursos de graduação da Universidade Federal de Uberlândia – UFU. O PROSSIGA está vinculado à PROGRAD (DIREN). 

 

SUBPROGRAMAS DO PROSSIGA:

PROCOR - Combate à Retenção e Evasão Subprograma do PROSSIGA (Programa Institucional de Graduação Assistida), o PROCOR, tem a finalidade de: apoiar propostas pedagógicas e administrativas que visam o combate à retenção e evasão nos cursos de graduação da UFU; estimular a melhoria do ensino da graduação por meio do desenvolvimento de novas práticas e experiências pedagógicas no âmbito das disciplinas; apoiar financeiramente, por meio de bolsas de graduação aos estudantes, os projetos que objetivam desenvolver atividades, metodologias e práticas pedagógicas inovadoras, ampliando as oportunidades de estudos, com possibilidade de impacto na aprendizagem e nos índices de retenção e evasão na área, podendo ser: cursos de nivelamento, cursos de reforço, minicursos, atendimentos individuais e/ou em pequenos grupos, formação de grupos de estudo, produção de materiais de estudo, apoio de ensino a distância para disciplinas presenciais, monitorias, tutorias, acompanhamento do rendimento dos estudantes, dentre outras.

 

PROLAB - Laboratórios de Ensino de Graduação Subprograma do PROSSIGA (Programa Institucional de Graduação Assistida), o PROLAB, tem a finalidade de: financiar propostas que visam a melhoria das condições de funcionamento dos laboratórios de ensino de graduação das Unidades Acadêmicas da UFU; apoiar propostas pedagógicas e administrativas que visam o combate à retenção e evasão nos cursos de graduação da UFU; estimular a melhoria do ensino da graduação por meio do desenvolvimento de novas práticas e experiências pedagógicas no âmbito dos componentes curriculares; apoiar financeiramente projetos que objetivam desenvolver atividades, metodologias e práticas pedagógicas inovadoras, ampliando as oportunidades de estudos, com possibilidade de impacto na aprendizagem.

 

 

COMITÊ PROSSIGA:

  • Acompanha o desenvolvimento das ações propostas e aprovadas nos projetos do Programa Institucional da Graduação Assistida - PROSSIGA;
  • Avalia de forma processual os projetos em sua execução, bem como os resultados obtidos pelos estudantes contemplados nas disciplinas envolvidas.

São nomeados membros deste Comitê os servidores e discente:

  1. Guilherme Saramago de Oliveira (Diretor de Ensino);
  2. Waléria Furtado (Coordenadora do PROSSIGA);
  3. Alessandra Riposati Arantes (Instituto de Física)
  4. Mical de Melo Marcelino (FACIP Campus Pontal)
  5. Gustavo de Lima Prado (FAMAT Campus Monte Carmelo)
  6. Diego Leoni Franco (Instituto de Química Campus Patos de Minas);
  7.  (Discente)
Acontece
PROSSIGA
02/07/2019 - 11:43
PROSSIGA
02/07/2019 - 11:35
PROSSIGA
01/07/2019 - 11:00




Perguntas frequentes
Qual o prazo de vigência dos projetos?

O período de vigência dos projetos é de 4 meses a contar de 01 AGOSTO/17 à 22 DEZEMBRO/17.

É necessário abrir Edital para a seleção dos bolsistas participantes da equipe?

Não. A seleção de bolsistas é feita diretamente pelo coordenador, podendo ou não, abrir edital.

Como selecionar os alunos a serem atendidos dentro dos projetos?

Para a construção do seu grupo de no mínimo 30 estudantes, faça levantamento de quais cursos há demanda; faça contato coordenadores e professores para propor ações interdisciplinares. 

É possível fazer a mudança dos bolsistas vinculados aos projetos?

Sim. A alteração de bolsistas poderá ser feita dentro do SISGRAD pelo coordenador responsável (cadastrado no SISGRAD).

Os alunos de mestrado e doutorado podem compor a equipe dos projetos?

Sim. Os alunos de pós-graduação poderão fazer parte da equipe como colaboradores voluntários, mas, não receberão bolsas como os discentes selecionados da graduação.

A elaboração do relatório é individual? Quando deve ser entregue?

O relatório deverá ser elaborado por toda a equipe: coordenador/es, colaborador/es, bolsistas e, ao final da vigência dos projetos. 

Qual o valor da bolsa?

O valor da bolsa denominada Bolsa PROSSIGA é de R$ 400,00.

A conta bancária dos bolsistas pode ser conta poupança?

Não. Para o recebimento das bolsas a conta bancária pode ser em qualquer banco, desde que seja conta corrente e de titularidade do estudante.

Quando é feito o pagamento das bolsas?

O pagamento das bolsas ocorre geralmente até o 5º dia útil do mês, caso o cadastro seja feito até a primeira quinzena. 

Somente a equipe de cada projeto receberá certificados?

Não. A emissão dos certificados será para todos os envolvidos nos projetos, desde coordenadores, colaboradores, voluntários, bolsistas e discentes atendidos. Os discentes poderão utilizar o certificado para contar horas dentro das “Atividades Complementares” exigidas no seu curso correspondente. O valor equivalente a horas ou crédito do certificado é de acordo com o projeto pedagógico de cada curso. 


Responsável
Assunto: