Histórico Escolar para fins de transferência de outra IES para UFU

Setor de Matrícula
06/04/2017 - 13:45 - atualizado em 02/06/2022 - 11:40

Para a matrícula de ingressantes através do processo de Transferência (modalidades transferência externa e ex-offício) é exigida a apresentação do Histórico Escolar constando transferência para a UFU (no semestre de ingresso na UFU) e situação no ENADE, emitido pela Instituição de origem.

Para ingressantes através do Processo Seletivo de Transferência Facultativa (modalidade transferência externa), a data da transferência não pode ser anterior à data de divulgação da lista de convocados para a matrícula. Para estes ingressantes, após a divulgação da lista de aprovados, será disponibilizado no Portal PSG, um Atestado de Vaga, caso a IES de origem exija para expedição do histórico escolar constando a transferência para a UFU.

O ingressante deverá solicitar na IES de origem, o histórico constando as informações exigidas no edital de matrícula. É preciso que conste no histórico escolar a forma de evasão por transferência para a UFU. Normalmente, a maioria das instituições colocam essa informação no campo de observação do histórico, pela não obrigatoriedade de emissão de guia de transferência.

Caso a instituição diga que não é possível constar tal informação no histórico escolar, orientamos que solicite à instituição histórico que conste a situação de evasão por transferência, e no campo de observação conste a informação de que o histórico foi emitido conforme Portaria nº 230 de 09/03/2007.

Se a instituição não puder atender nenhuma das solicitações acima, solicite um histórico atualizado com a situação de evasão, e também, uma declaração informando a situação de evasão por transferência para outra IES na data xx/xx/20xx (lembrando que essa data não pode ser anterior à divulgação da lista de aprovados que o candidato foi aprovado).

Caso não consiga o histórico escolar conforme orientação acima, para apresentar no momento da Solicitação de Matrícula, conforme edital e calendário de matrícula, o candidato deverá apresentar o histórico escolar apresentado na etapa de análise documental do processo seletivo junto à DIRPS, junto com uma declaração da IES de origem informando que a solicitação da transferência para UFU já foi realizada, e que o histórico constando a transferência será expedido em xx dias.

Importante: A apresentação da referida declaração não desobriga a apresentação do histórico escolar nos termos exigidos no edital de matrícula, com a urgência possível, em até 30 dias após a entrega da documentação de matrícula.