PROGRAD

Programa de Bolsas de Ensino

PBE

O Programa de Bolsa de Ensino (PBE) tem como objetivo a formação integral do estudante e a melhoria da qualidade do ensino dos Cursos de Graduação, dos Cursos da Escola Técnica de Saúde (Estes) e da formação oferecida pela Escola de Educação Básica (Eseba) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O PBE é regido pela Resolução CONGRAD Nº 124, de 15 de janeiro de 2024.

O PBE é organizado em subprogramas temáticos:

I – Subprograma Evasão e/ou Retenção – apoia propostas pedagógicas e administrativas que visam o combate à retenção e evasão nos Cursos da UFU;

II – Subprograma Apoio aos Laboratórios de Ensino – estimula projetos que visem a melhoria do ensino no âmbito dos laboratórios de ensino ou multidisciplinares;

III – Subprograma InclUFU – congrega projetos para a permanência de estudantes associados a temas como inclusão de pessoas com deficiências, relações étnico-raciais, gênero e LGBTQIAPN+, religião, povos originários, refugiados e direitos humanos no âmbito do ensino;

IV – Subprograma Aprimoramento da Formação Discente – abriga projetos de ensino que complementam e aperfeiçoam a formação acadêmica do estudante; e

V – Subprograma Experiência Institucional – articula projetos que possibilitam a experiência dos estudantes com o mundo do trabalho nas estruturas acadêmico-administrativas da UFU.

O PBE é aberto por meio de edital público, condicionado a disponibilidade orçamentária, para que docentes e técnicos-administrativos interessados submetam suas propostas de projeto no âmbito de um dos subprogramas.

_______________________________________________________________________________________________

Histórico do Programa de Bolsas de Ensino (PBE)

O PBE é a atualização e incorporação de programas que o antecederam, a saber:

- Programa Institucional de Bolsas de Ensino de Graduação (PIBEG) que buscava incentivar projetos para a melhoria do ensino nos cursos de graduação da UFU.

- Programa de Bolsas de Graduação (PBG), Resolução do Congrad No 08/2010, que objetivava o fortalecimento de ações no universo do ensino.

- Programa Institucional de Graduação Assistida (PROSSIGA)  que visava o combate à retenção e à evasão nos cursos de graduação da UFU.

Acontece

Devido à restrição orçamentária, atualmente não temos previsão para o lançamento do edital do PBE.

Legislações

Responsável

34 3291-898434 3291-8983
Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bloco 3P - Sala(s) 04 - Bairro Santa Mônica