Serviço

Matrícula - Processo Seletivo

Matrícula inicial do candidato aprovado por meio do Processo Seletivo (SiSU, Certificação em Habilidades Específicas - CHE, Vestibular)

Público alvo: candidato aprovado em um dos seguintes processos seletivos para ingresso em curso de graduação: Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Certificação em Habilidades Específicas (CHE), Processo Seletivo (Vestibular).

Para informações de matrícula: edital e calendário de matrícula, bem como listas de convocados para matrícula e/ou manifestação de interesse (exclusivo para SiSU) acesse: https://www.portal.prograd.ufu.br.

Requisitos para a matrícula inicial:

  • Ter em mãos o histórico escolar e certificado de conclusão do Ensino Médio, na data da matrícula;
  • Ter conhecimento do Edital de Procedimentos de Matrícula e seus anexos, e Calendário de Matrícula;
  • Ter apresentado à UFU, exclusivamente via internet, através do Portal PROGRAD, a documentação exigida para análise de renda (somente aos candidatos aprovados das modalidades L1, L2, L9 e L10), conforme orientações no Portal  PROGRAD.
  • Ter homologada a autodeclaração de cor/etnia (somente para candidatos aprovados das modalidades L2, L6, L10 e L14) conforme orientações no Portal PROGRAD.
  • Atender aos critérios de pessoa com deficiência (somente para os candidatos aprovados das modalidades L9, L10, L13 e L14), conforme orientações no Portal  PROGRAD

# SiSU - Manifestação de Interesse online pela vaga - (para candidatos das chamadas da lista de espera):

  • Os candidatos do SiSU convocados para manifestar interesse online pela vaga em chamadas da lista de espera, deverão seguir rigorosamente os procedimentos descritos no Edital de Procedimentos de Matrícula, disponível no Portal PROGRAD.
  • Dúvidas sobre os procedimentos de manifestação de interesse online - SiSU, deverão ser encaminhadas para o Setor de Matrícula, através do email matricula@prograd.ufu.br.

#Comprovação de renda (para candidatos das modalidades L1, L2, L9 e L10):

  • Os candidatos das modalidades L1, L2, L9 e L10, que deverão comprovar o atendimento ao critério de renda, exclusivamente via Portal PROGRAD, seguindo rigorosamente as orientações e/ou normas complementares disponíveis referido portal.
  • Os candidatos convocados para a matrícula do Processo Seletivo - Vestibular, ou pelo Processo Seletivo - CHE, deverão enviar sua documentação comprobatória da renda, no período de solicitação de matrícula da chamada para o qual foi convocado;
  • Os candidatos SiSU deverão enviar sua documentação comprobatória de renda nos seguintes momentos:
    • Candidatos da Chamada Regular Única: no prazo estabelecido para solicitação de matrícula da chamada regular;
    • Candidatos de Chamadas Sucessivas da Lista de Espera: no prazo estabelecido para a Manifestação de Interesse online da chamada para o qual foi convocado.
  • Dúvidas sobre os procedimentos de comprovação e análise de renda deverão ser encaminhadas para o email cotarenda@prograd.ufu.br.

#Autodeclaração de cor/etnia (para candidatos das modalidades L2, L6, L10 e L14)

  • Os candidatos classificados das modalidades L2, L6, L10 e L14 deverão ter sua autodeclaração homologada por comissão UFU. As orientações para Autodeclaração de cor/etnia encontram-se no endereço Portal PROGRAD.
  • Dúvidas sobre os procedimentos para homologação da autodeclaração de cor/etnia deverão ser encaminhadas para a Diretoria de Processos Seletivos - DIRPS, através do email recursocota@prograd.ufu.br.

#Condição de pessoa com deficiência (para candidatos das modalidades L9, L10, L13 e L14)

  • Os candidatos aprovados das modalidades L9, L10, L13 e L14 deverão comprovar sua deficiência através da realização de perícia médica obrigatória e apresentação de laudo médico, informando tipo e grau da deficiência. As orientações para pessoa com deficiência encontram-se no endereço eletrônico Portal PROGRAD.
  • Dúvidas sobre os procedimentos da condição de pessoa com deficiência deverão ser encaminhadas para o email recursocota@prograd.ufu.br.

Da Matrícula

A não realização de qualquer uma das etapas de matrícula descritas no Edital de Procedimentos de Matrícula, implicará perda da vaga, e será convocado o próximo candidato classificado.

Todo candidato convocado para a matrícula deverá realizar as etapas de matrícula no prazo fixado em Calendário de Matrícula.

Das etapas de Matrícula:

1º) Solicitação de Matrícula / Manifestação de Interresse (Lista de Espera SiSU): exclusivamente via internet, através do Portal PROGRAD;

2º) Entrega da documentação exigida para a matrícula: O candidato aprovado para a matrícula deverá apresentar os documentos de matrícula exigidos no edital por meio PRESENCIAL ou SEDEX, observado o meio permitido para cada chamada prevista no Calendário de Matrícula, respeitadas as datas, horários e locais fixados no Calendário de Matrícula para tal finalidade. Os documentos deverão estar dentro de envelope lacrado (independente da forma de ingresso: se presencial ou SEDEX), devidamente identificado com a etiqueta impressa do Portal PROGRAD, após concluir a solicitação de matrícula / Manifestação de Interesse (Lista de Espera SiSU).

Documentação exigida para matrícula:

I - Requerimento de Solicitação de Matrícula e Declaração: impressos no Portal PROGRAD após a conclusão da Solicitação de Matrícula.

II - Certidão do Registro Civil: 1 (uma) fotocópia legível (nascimento ou casamento);

III - Cédula de Identidade Civil (RG): 1 (uma) fotocópia legível;

IV - CPF: 1 (uma) fotocópia legível;

V - Título de Eleitor e comprovante de quitação eleitoral: 1 (uma) fotocópia legível, para maiores de 18 (dezoito) anos;

VI - Documento Militar: 1 (uma) fotocópia legível, para maiores de 18 (dezoito) anos do sexo masculino;

VII - Histórico Escolar do Ensino Médio: 2 (duas) fotocópias legíveis;

VIII - Certificado de Conclusão do Ensino Médio: 2 (duas) fotocópias legíveis (caso esse documento não esteja integrado ao Histórico Escolar do Ensino Médio);

IX - Diploma de Curso Profissionalizante: 2 (duas) fotocópias legíveis, para o candidato aprovado que tiver feito, no Ensino Médio, curso profissionalizante;

X - Diploma de Curso de Graduação: 2 (duas) fotocópias legíveis, caso o candidato da modalidade 5 já seja graduado; neste caso, é dispensada a apresentação dos documentos indicados nos itens VII, VIII e IX;

XI - Parecer de Equivalência de estudos da Secretaria de Estado da Educação: 2 (duas) fotocópias legíveis, para o candidato aprovado que tenha concluído estudos equivalentes ao Ensino Médio no exterior;

XII - Documentos em língua estrangeira – comprobatórios de Conclusão de Estudos Equivalentes ao Ensino Médio ou Ensino Superior no Exterior: 2 (duas) fotocópias legíveis. Estes documentos devem estar visados pela autoridade consular brasileira no país de origem e acompanhados da respectiva tradução oficial.

3º) Análise da documentação: a matrícula será deferida, se comprovada, pelo Setor de Matrícula, na entrega da documentação exigida para a matrícula, a conclusão do Ensino Médio ou equivalente (para candidatos de ampla concorrência), ou da conclusão de TODO o Ensino Médio em escola pública brasileira (para candidatos das modalidades de vagas reservadas), observados o atendimento aos critérios das vagas reservadas quanto à autodeclaração, renda e condição de pessoa com deficiência, quando couber.

Da liberação do status "Matriculado", comprovante de matrícula e outras orientações

Após o deferimento da matrícula, o status "Matriculado" será liberado ao candidato, no Portal PROGRAD, juntamente com o número de matrícula da UFU, e a senha para acesso ao Portal do Estudante.

A partir deste momento, o candidato ingressante deverá iniciar, de imediato, a frequência às aulas e demais atividades do curso.

O comprovante de matrícula e o ofício de pendências, caso haja, estarão disponíveis no Portal do Estudante, menu Relatórios.

A documentação pendente do candidato matriculado que já possui número de matrícula deverá ser encaminhada ao Setor de Matrícula por meio do Portal do Estudante, menu Solicitações gerais.

Importante!

  • O candidato deverá acompanhar, regularmente, através do Portal PROGRAD, a situação de todas as etapas de sua matrícula (principalmente a análise dos documentos de matrícula entregues ao Setor de Matrícula, e  análise de renda, autodeclaração PPI e condição de pessoa com deficiência, quando for o caso) até a alteração do status para "Matriculado".
  • Somente é permitida a frequência às aulas e demais atividades do curso, após a liberação do status "Matriculado" no Portal PROGRAD, observada a data do início do semestre/ano letivo no Calendário Acadêmico.
  • O discente ingressante, que durante os 10 (dez) primeiros dias letivos, deixar de frequentar, sem justificativa, no mínimo, 75% da carga horária total dos componentes curriculares nos quais estiver matriculado, ou de outras atividades acadêmicas promovidas pelo curso, perderá o vínculo com a UFU e será convocado para matrícula o candidato imediatamente subsequente na lista de classificação, respeitado Calendário de Matrícula.
  • Para efeito de contagem dos 75% de frequência durante os 10 (dez) primeiros dias letivos será considerada a data de ingresso presente no histórico escolar da UFU.
  • A identidade acadêmica deverá ser solicitada pelo discente ingressante, no Portal do Estudante, seguindo as orientações disponíveis no próprio portal.

Dúvidas sobre matrícula: acesse a página de PERGUNTAS FREQUENTES.

Caso a sua dúvida não seja contemplada na página de Perguntas Frequentes, envie email para matricula@prograd.ufu.br, escrevendo no campo Assunto, onde está a sua dúvida (exemplo: problema na foto, pendência, dúvida documentação, dentre outros). Informe no email a sua dúvida, seu nome completo, número de inscrição no processo seletivo e/ou número de matrícula, curso e processo seletivo para o qual foi aprovado.

Acesse ainda o Calendário Acadêmico da Graduação.

Legislações